Começa amanhã, dia 5 de Setembro, o segundo grande torneio da época pontuável para o ranking mundial, o Shanghai Masters. Esta será a sua quinta edição e todos os jogadores rumarão à China com o objectivo de conquistar preciosos pontos para o ranking, sabendo que no final deste mês terá lugar a primeira actualização da lista de cabeças-de-série.
O vencedor em 2010 |
Desde a época 2007/2008 o Shanghai Masters tem proporcionado inúmeras surpresas e este ano não será excepção. O facto de se realizar nos inícios de temporada implica que os jogadores mais conhecidos ainda tenham colocado toda a sua atenção nos treinos, no entanto a época 2011/2011 começou mais cedo, mas muitos jogadores de top ainda estão longe da sua melhor forma. O campeão em título é Allister Carter que derrotou na final a surpresa do torneio, Jamie Burnett, por 10-7. Podem recordar os destaques deste encontro clicando aqui.
Como sempre haverá uma ronda wildcard a realizar no primeiro dia de prova, onde os oito jogadores menos cotados vindos das qualificações disputarão um lugar no quadro principal com jogadores convidados pela organização.
Ali Carter começará a defesa do seu título frente ao sempre complicado Mark King. Outro encontro de grande destaque é o que opõe Mark Allen e Ryan Day - difícil prever quem seguirá em frente. Matthew Stevens não deve ter ficado muito satisfeito ao ver que o seu primeiro e possivelmente último adversário será o inglês Stephen Lee. O favorito do público chinês, Ding Junhui, também não terá tarefa fácil enfrentando na primeira ronda Martin Gould. O vencedor do Open da China, Judd Trump, defrontará o vencedor do Australian Open, Stuart Bingham, num encontro que incompreensivelmente não será televisionado. O campeão do mundo, John Higgins, defrontará o finalista vencido do último PTC, Mark Davis, e terá de estar bem melhor se não quiser perder de novo à primeira ronda.
O palco de todas as decisões |
A verdade é que hoje em dia não existem quadros fáceis nem primeiras rondas acessíveis. Se os melhores jogadores não estiverem no seu dia serão facilmente surpreendidos por qualquer adversário do main tour. Todos os melhores jogadores do mundo estarão presentes e é realmente complicado adivinhar quem levantará o troféu no dia 11 de Setembro. Para esse jogador, 11 de Setembro não será um dia para esquecer, mas um dia que ficará na memória pelos melhores motivos.
A não perder, de 5 a 11 de Setembro, com acompanhamento diário do snooker planet e com transmissão no Eurosport a partir do dia 6.
0 comentários:
Enviar um comentário