Foto de top147.com |
Mark Selby venceu as últimas três partidas para arrecadar a sua segunda prova pontuável para o ranking mundial com uma vitória de 10-9 frente a Mark Williams.
Selby liderou por 7-5, mas Williams elevou o seu nível de jogo vencendo quatro partidas consecutivas, colocando-se assim muito perto do triunfo em Shanghai. Porém, ambos os jogadores foram cometendo vários erros, mas no final Selby aguentou melhor a enorme pressão envolvida.
Depois de a vitória no Welsh Open de 2008, Selby volta a conquistar uma prova de ranking e para além disso confirmou que será o novo nº 1 do mundo, depois da revisão dos rankings, ultrapassando precisamente o seu adversário de hoje, Mark Williams.
Aos 3-3, Williams fez uma entrada de 51 pontos, no entanto colocou-se em snooker na última vermelha. Acabou por deixar uma situação de "bola livre" e Selby limpou a mesa para chegar à liderança, conseguindo mesmo o 5-3 depois de uma boa entrada de 95 pontos. Tudo indicava que Selby voltasse a aumentar a sua vantagem para três partidas, contudo depois de falhar uma bola preta acessível aos 45 pontos foi castigado por Williams que respondeu com um break de 67 pontos.
Na sessão da noite, as primeiras duas partidas foram partilhadas por ambos os jogadores, sendo que Williams arrecadou o 11º jogo depois de um re-rack. Selby parecia cada vez mais confortável no marcador quando liderava por 7-5, mas deixou-se afectar pela pressão e cometeu muitos erros que permitiram que o mais experiente dos dois jogadores vencesse as duas partidas seguintes. As entradas altas não surgiram nesta segunda sessão, sendo que foram realizadas duas acima dos cem pontos na sessão da tarde. Williams acabou por vencer mais duas partidas, ficando a apenas uma do seu 19º título pontuável para o ranking mundial, mas Selby reduziu a desvantagem para manter tudo em aberto. Williams teve duas grandes oportunidades para vencer na 18ª partida, no entanto falhou a última vermelha e a seguir, depois de sair de um snooker complicado, falhou uma bola verde muito fácil com o resultado empatado a 60 pontos. Selby voltou à mesa e conseguiu os pontos necessários para forçar a "negra". Foi Selby que levou a melhor nesta última partida, frente a uma Mark Williams claramente frustrado que não aguentou a pressão nos momentos finais do encontro.
O novo nº 1 do mundo |
Sem dúvida uma vitória merecida para Mark Selby que tem revelado uma enorme consistência nos últimos tempos. O inglês leva para casa um cheque de £65000 e será o novo nº 1 do ranking mundial oficial. Já Mark Williams deve estar evidentemente desapontado. Depois de derrotas na final do UK Championship e do Australian Open onde não conseguiu terminar os encontros depois de estar à frente, o galês volta a claudicar nos momentos decisivos. Neste encontro, Williams voltou a ter inúmeras oportunidades para triunfar e deixou-se afectar por uma decisão do árbitro Eiran Williams, que a seu ver é errada. O que é certo é que Williams tem estado muito perto dos títulos, no entanto no final fica sempre a ver os seus adversários a levantar o troféu.
Uma semana com algumas surpresas, onde a qualidade foi claramente afectada com as condições do ambiente, particularmente a humidade, mas no final penso que tivemos uma semana agradável e um justo vencedor. O snooker regressa na quinta-feira com o Brazilian Masters.
1 comentários:
Nao foi bonito de se ver, coitado do Williams estas tacticas do Selby e a sua falta de desportivismo não são compativeis com um jogador em 1º lugar nos rankings, penso que deste a final de 2007 do campeonato do mundo perdida para John Higgins tornou Selby num Peter Ebdon improvado
Enviar um comentário