O “Pot Black Cup”, que na edição 2007 se joga no Sheffield City Hall (Inglaterra), foi o torneio que mais contribuiu para a divulgação do Snooker como desporto de massas e de grande audiência televisiva. A primeira edição teve lugar em 1969 e foi pensada para o “pequeno ecrã”, numa altura em que a BBC inaugurava as suas emissões a cores. Os torneios de Snooker à moda antiga eram longos demais, com muitos “frames”, para caber na programação televisiva. O produtor da BBC em Birmingham, Philip Lewis, inventou então algo de novo: jogos de apenas um “frame” numa fase final a eliminar, onde estavam presentes apenas oito jogadores apurados em Round Robin. O sucesso televisivo foi imediato, tendo durante anos sido o segundo programa mais visto na BBC 2.
O “Pot Black Cup” perdeu algum sucesso a meio da década de 90 do Século passado, deixando-se de realizar depois de uma edição de 1997 algo moribunda. Regressou em 2005, e com grande força, apresentando um formato renovado: um torneio de apenas um dia com oito jogadores seleccionados por convite. Os encontros continuam a ser de um único “frame” para aumentar a espectacularidade e a dinâmica. Este ano, a prova tem lugar no Sábado, 6 de Outubro, com transmissão no Eurosport a partir das 21h00 (hora portuguesa).
Nos quartos-de-final estão agendados os seguintes confrontos: Peter Ebdon/Shaun Murphy, Stephen Hendry/Neil Robertson, Ken Doherty/John Higgins, Mark Williams/Graeme Dott.
2005: Matthew Stevens bateu Shaun Murphy por 53-27.
2006: Mark J. Williams bateu John Higgins por 119-13
0 comentários:
Enviar um comentário