Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Rocket, o campeão




Dia 19 de Abril, às 10 da manhã começa o torneio mais importante da época, o Campeonato do Mundo, em Sheffield, na Inglaterra. Torneio este, que como nos outros anos se inicia com o encontro do campeão em titulo, neste caso, John Higgins. O escocês tinha pela frente um adversário dificil, mas com uma boa exibição, conseguiu ultrapassar o seu primeiro obstáculo da defesa do seu titulo, Matthew Stevens. Todavia, Higgins, iria ficar pelo caminho já nos oitavos-de-final, altura em que Ryan Day eliminou o campeão do mundo, em 2007. Na primeira ronda destacaram-se também os encontros entre Ding Junhui e Marco Fu, em que a jovem estrela asiática, Junhui, venceu o jogador de Hong Kong, Fu. Como ocorreu, no encontro referido anteriormente, para se decidir o vencedor entre Stephen Hendry e Mark Allen, foram necessários os dezanove jogos possiveis, e neste caso a experiência levou a melhor, ou seja, o sete vezes campeão do mundo, Stephen Hendry, prosseguiu neste torneio. Surpreendentemente, Mark Selby foi eliminado muito precocemente, na 1º ronda, onde o seu carrasco foi Mark King. Também outros jogadores do top 16 foram eliminados logo na ronda inicial do quadro final, como Stephen Lee, que foi eliminado por Joe Swail, Ken Doherty, por Liang Wenbo, Steve Davis por Stuart Bingham e Graeme Dott por Joe Perry. Na 2º ronda é de destacar a vitória de Hendry frente a Ding Junhui. O escocês que depois de vencer o jovem Mark Allen, foi ganhando cada vez mais confiança, travado apenas por Ronnie O'Sullivan, nas semi-finais. O Rocket, depois de eliminar, Liu Chuang, na 1º ronda, afasta nos oitavos-de-final, um adversário de respeito, Mark Williams. O jogador de Gales, que tanto necessitava de pontos para chegar ao top 16, não teve grande sorte ao encontrar Ronnie, logo na 2º ronda. E, como nos tem habituado ao longo da sua carreira e principalmnete durante esta época, o Rocket realizou mais uma tacada máxima, de 147 pontos, na última partida deste encontro. Apreciem...


Esta foi a 9ª tacada máxima da sua carreira, ultrapassando assim as oito de Stephen Hendry.
De destacar também nos oitavos-de-final a eliminação do campeão do mundo em 2005, Shaun Murphy por Ali Carter e a vitória do jovem chinês, Wenbo frente a Joe Swail. Para os quartos-de-final prosseguiram também Peter Ebdon e Stephen Maguire, que afastaram, respectivamente, Mark King e Neil Robertson.
Estavamos então nos quartos-de-final, onde Hendry, como já foi referido, prossegui, eliminando Ryan Day, Ronnie O'Sullivan afastou a jovem surpresa do campeonato, Liang Wenbo e Stephen Maguire foi eliminado na última partida do seu encontro, frente a Joe Perry, causando uma grande admiração, pois até aí, as exibições que tinha vindo a demonstar prometiam o titulo de campeão do mundo. No encontro entre Ali Carter e Peter Ebdon, Ali bateu Ebdon, realizando mais uma tacada máxima, o que permitiu que este fosse o primeiro torneio pontuável para o ranking mundial, onde foram realizadas mais do que uma tacada máxima, o que demonstra a evolução da qualidade dos jogadores.

Tinhamos então quatro jogadores nas meias-finais, Stephen Hendry, Ronnie O'Sullivan, Ali Carter e Joe Perry. Na 1ª meia-final, entre Hendry e O'Sullivan, o inglês não teve grandes dificuldades em vencer o escocês, que apesar de tudo realizou um grande campeonato. Na 2ª meia-final entre Ali Carter e Joe Perry, num encontro muito equilibrado, apenas na 32ª partida, de 33 possiveis, Carter conseguiu vencer e consequentemente passar para a grande final do campeonato do mundo.
Concluindo já eram conhecidos os dois finalistas da final do Campeonato do Mundo de 2008, estes eram Ronnie O'Sullivan e Allister Carter. Não foi uma grande final, pois a qualidade apresentada por ambos os jogadores presentes não era a espectável para uma final do maior torneio da época. No entanto, o Rocket sobrepôs-se a Ali Carter, chegando à quarta e última sessão a vencer por 16-8, sendo esta final disputada à melhor de 35 partidas, ou seja quem vencer 18 torna-se campeão do mundo. A quarta sessão começa com uma situação caricata, mas não única no snooker, o streaker mais conhecido a nível mundial invade a arena do Crucible, sendo evidentemente detido pela segurança. Ronnie O'Sullivan tinha apenas de vencer 2 partidas e é isso que faz. 18-8 é o resultado final, numa final que não foi tão espectacular como se esperava. O Rocket é assim, pela terceira vez, campeão do mundo, frente a cerca de 1000 espectadores no Crucible Theatre, o "teatro dos sonhos", e a muitos milhares por todo mundo fora. O'Sullivan arrecada assim, a nivel monetário, £250,000 pela vitória no torneio e divide também o prémio de 157000£ com Ali Carter, pelas tacadas máximas realizadas.

Foi sem dúvida um dos melhores campeonatos do mundo, apesar da final, que nomeou o Rocket que sucede a John Higgins, como campeão mundial.


Resultados

Nota: 1º Ronda (à melhor de 19); Oitavos e Quartos-de-final (à melhor de 25); Meias-finais (à melhor de 33); Final (à melhor de 35)

1º ronda

John Higgins (Sco) 10-5 Matthew Stevens (Wal)
Ryan Day (Wal) 10-6 Michael Judge (Ire)
Ding Junhui (Chn) 10-9 Marco Fu (HK)
Stephen Hendry (Sco) 10-9 Mark Allen (NI)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 10-5 Liu Chuang (Chn)
Mark Williams (Wal) 10-3 Mark Davis (Eng)
Stephen Lee (Eng) 4-10 Joe Swail (NI)
Ken Doherty (Ire) 5-10 Liang Wenbo (Chn)
Shaun Murphy (Eng) 10-3 Dave Harold (Eng)
Ali Carter (Eng) 10-9 Barry Hawkins (Eng)
Mark Selby (Eng) 8-10 Mark King (Eng)
Peter Ebdon (Eng) 10-9 Jamie Cope (Eng)
Neil Robertson (Aus) 10-4 Nigel Bond (Eng)
Stephen Maguire (Sco) 10-3 Anthony Hamilton (Eng)
Steve Davis (Eng) 8-10 Stuart Bingham (Eng)
Graeme Dott (Sco) 7-10 Joe Perry (Eng)

Oitavos-de-final

John Higgins (Sco) 9-13 Ryan Day (Wal)
Ding Junhui (Chn) 7-13 Stephen Hendry (Sco)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 13-7 Mark Williams (Wal)
Joe Swail (NI) 12-13 Liang Wenbo (Chn)
Shaun Murphy (Eng) 4-13 Ali Carter (Eng)
Mark King (Eng) 9-13 Peter Ebdon (Eng)
Neil Robertson (Aus) 7-13 Stephen Maguire (Sco)
Stuart Bingham (Eng) 9-13 Joe Perry (Eng)

Quartos-de-final

Ryan Day (Wal) 7-13 Stephen Hendry (Sco)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 13-7 Liang Wenbo (Chn)
Ali Carter (Eng) 13-9 Peter Ebdon (Eng)
Stephen Maguire (Sco) 12-13 Joe Perry (Eng)

Meias-finais

Stephen Hendry (Sco) 6-17 Ronnie O'Sullivan (Eng)
Ali Carter (Eng) 17-15 Joe Perry (Eng)

Final

Ronnie O'Sullivan (Eng) 18-8 Ali Carter (Eng)

Ronnie O'Sullivan arrecadou assim 10000 pontos, o que lhe permite para a próxima época ocupar a 1ª posição do ranking mundial oficial. O 2º será Stephen Maguire. Em terceiro ficará Shaun Murphy, em quarto Mark Selby e em quinto lugar, John Higgins.

Terminou assim mais uma época, durante cerca de 9 meses tivemos a oportunidade de assistir a grandes encontros e a grandes torneios, demonstranto que o snooker está constantemente a evoluir, a nível de qualidade e também a nível de popularidade. Durante esta época destacaram-se essencialmente 4 jogadores, Ronnie O'Sullivan, Stephen Maguire, Shaun Murphy e Mark Selby, que ocuparão as primeiras quatro posições do ranking oficial na época de 2008/2009.

Mas, já nos finais de Junho teremos a oportunidade de assistir a uma nova prova, a World Snooker Series, encabeçada por John Higgins. Futuramente, mais informações sobre esta competição.

2 comentários:

Anónimo disse...

grande torneio e uma belíssima apreciação

P.S.-Obrigado pelos links das mesas

Luís Alves disse...

Muito obrigado. Foi sem dúvida um torneio de enorme qualidade.

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?