Esta foi a 9ª tacada máxima da sua carreira, ultrapassando assim as oito de Stephen Hendry.
De destacar também nos oitavos-de-final a eliminação do campeão do mundo em 2005, Shaun Murphy por Ali Carter e a vitória do jovem chinês, Wenbo frente a Joe Swail. Para os quartos-de-final prosseguiram também Peter Ebdon e Stephen Maguire, que afastaram, respectivamente, Mark King e Neil Robertson.
Estavamos então nos quartos-de-final, onde Hendry, como já foi referido, prossegui, eliminando Ryan Day, Ronnie O'Sullivan afastou a jovem surpresa do campeonato, Liang Wenbo e Stephen Maguire foi eliminado na última partida do seu encontro, frente a Joe Perry, causando uma grande admiração, pois até aí, as exibições que tinha vindo a demonstar prometiam o titulo de campeão do mundo. No encontro entre Ali Carter e Peter Ebdon, Ali bateu Ebdon, realizando mais uma tacada máxima, o que permitiu que este fosse o primeiro torneio pontuável para o ranking mundial, onde foram realizadas mais do que uma tacada máxima, o que demonstra a evolução da qualidade dos jogadores.
Tinhamos então quatro jogadores nas meias-finais, Stephen Hendry, Ronnie O'Sullivan, Ali Carter e Joe Perry. Na 1ª meia-final, entre Hendry e O'Sullivan, o inglês não teve grandes dificuldades em vencer o escocês, que apesar de tudo realizou um grande campeonato. Na 2ª meia-final entre Ali Carter e Joe Perry, num encontro muito equilibrado, apenas na 32ª partida, de 33 possiveis, Carter conseguiu vencer e consequentemente passar para a grande final do campeonato do mundo.
Concluindo já eram conhecidos os dois finalistas da final do Campeonato do Mundo de 2008, estes eram Ronnie O'Sullivan e Allister Carter. Não foi uma grande final, pois a qualidade apresentada por ambos os jogadores presentes não era a espectável para uma final do maior torneio da época. No entanto, o Rocket sobrepôs-se a Ali Carter, chegando à quarta e última sessão a vencer por 16-8, sendo esta final disputada à melhor de 35 partidas, ou seja quem vencer 18 torna-se campeão do mundo. A quarta sessão começa com uma situação caricata, mas não única no snooker, o streaker mais conhecido a nível mundial invade a arena do Crucible, sendo evidentemente detido pela segurança. Ronnie O'Sullivan tinha apenas de vencer 2 partidas e é isso que faz. 18-8 é o resultado final, numa final que não foi tão espectacular como se esperava. O Rocket é assim, pela terceira vez, campeão do mundo, frente a cerca de 1000 espectadores no Crucible Theatre, o "teatro dos sonhos", e a muitos milhares por todo mundo fora. O'Sullivan arrecada assim, a nivel monetário, £250,000 pela vitória no torneio e divide também o prémio de 157000£ com Ali Carter, pelas tacadas máximas realizadas.
Foi sem dúvida um dos melhores campeonatos do mundo, apesar da final, que nomeou o Rocket que sucede a John Higgins, como campeão mundial.
Ryan Day (Wal) 10-6 Michael Judge (Ire)
Ding Junhui (Chn) 10-9 Marco Fu (HK)
Stephen Hendry (Sco) 10-9 Mark Allen (NI)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 10-5 Liu Chuang (Chn)
Mark Williams (Wal) 10-3 Mark Davis (Eng)
Stephen Lee (Eng) 4-10 Joe Swail (NI)
Ken Doherty (Ire) 5-10 Liang Wenbo (Chn)
Shaun Murphy (Eng) 10-3 Dave Harold (Eng)
Ali Carter (Eng) 10-9 Barry Hawkins (Eng)
Mark Selby (Eng) 8-10 Mark King (Eng)
Peter Ebdon (Eng) 10-9 Jamie Cope (Eng)
Neil Robertson (Aus) 10-4 Nigel Bond (Eng)
Stephen Maguire (Sco) 10-3 Anthony Hamilton (Eng)
Steve Davis (Eng) 8-10 Stuart Bingham (Eng)
Graeme Dott (Sco) 7-10 Joe Perry (Eng)
Ding Junhui (Chn) 7-13 Stephen Hendry (Sco)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 13-7 Mark Williams (Wal)
Joe Swail (NI) 12-13 Liang Wenbo (Chn)
Shaun Murphy (Eng) 4-13 Ali Carter (Eng)
Mark King (Eng) 9-13 Peter Ebdon (Eng)
Neil Robertson (Aus) 7-13 Stephen Maguire (Sco)
Stuart Bingham (Eng) 9-13 Joe Perry (Eng)
Ronnie O'Sullivan (Eng) 13-7 Liang Wenbo (Chn)
Ali Carter (Eng) 13-9 Peter Ebdon (Eng)
Stephen Maguire (Sco) 12-13 Joe Perry (Eng)
Ali Carter (Eng) 17-15 Joe Perry (Eng)
2 comentários:
grande torneio e uma belíssima apreciação
P.S.-Obrigado pelos links das mesas
Muito obrigado. Foi sem dúvida um torneio de enorme qualidade.
Enviar um comentário