Nesta segunda edição da rubrica vamos abordar mais um aspecto do "ABC do snooker": o apoio, ou suporte.
Enquanto que a pega e a posição pode variar de jogador para jogador, o apoio é basicamente o mesmo em todos os jogadores de snooker. Ter um bom apoio é bastante simples. Coloque a sua mão em cima da mesa e afaste os dedos ao máximo, sem que isso se torne desconfortável. Deixe os seus dedos afastados e levante a mão, deixando apenas a sua parte posterior e a ponta dos dedos em contacto com a mesa. De seguida, encoste o polegar ao indicador, formando uma espécie de "V", no qual o taco irá deslizar. Deixe a mão em contacto firme com a mesa, mas sem forçar. Os jogadores mais antigos, como Fred Davis ou John Pulman, tinham tendência para fazer força com os dedos, mas, hoje em dia, os jogadores utilizam apoios mais relaxados. Quando quiser aplicar screw back (puxar) deverá utilizar um apoio mais baixo, enquanto que quando aplicar top spin (seguir), deverá ter o apoio mais alto. Esta variação da altura do apoio deve-se ao facto de ser fundamental o taco estar sempre paralelo à mesa.
Falámos aqui do apoio básico, utilizado para a maioria das jogadas. Mais à frente iremos falar de outros apoios, como quando a branca está junto à tabela ou quando é necessário tacar por cima de uma ou mais bolas.
Síntese
1. Afaste os dedos ao máximo, mas sem isso se tornar desconfortável.
2. Levante a mão, deixando apenas a ponta dos dedos e a parte de trás em contacto com o pano.
3. Forme um "V" com o polegar e o indicador, em que o taco possa deslizar com fluidez.
4. As partes da mão que ficam em contacto com o pano devem estar firmes, mas sem pressionar muito.
5. Dependendo do sítio da bola branca em que quer tacar, deverá baixar ou subir o apoio, para o taco ficar sempre paralelo à mesa.
Um vídeo elucidativo (atenção, pois o a pessoa que está a exemplificar é esquerdina).
0 comentários:
Enviar um comentário