Para ser um bom jogador é fundamental ter uma boa posição e o segredo desta é a flexibilidde, que só pode ser alcançada através de um equilíbrio perfeito. É necessário distribuir regularmente o peso do corpo pelas duas pernas e o corpo tem de estar perfeitamente equilibrado, de modo que o único movimento existente seja o do braço que segura o taco. As pernas devem ficar a uma distância cómoda (não muito próximas nem muito afastadas) e a perna do lado do braço que segura o taco deve ficar esticada e a outra ligeiramente dobrada; a perna dobrada deverá ficar um pouco para a frente, mas o mais importante é que a posição seja confortável; a perna esticada fica com o pé a apontar ligeiramente para fora, mas bem assente no chão. Após colocar correctamente as pernas, o jogador deve inclinar-se para a frente, fazendo o taco contactar com o peito e, depois, apoiá-lo no queixo, mas sem fazer pressão.
Síntese
1. Os pés não devem ficar nem muito próximos nem muito afastados.
2. O peso do corpo deverá estar distribuído de forma equilibrada e o único movimento é feito pelo braço que segura o taco.
3. Poderá colocar a perna do lado do braço que segura o taco mais atrás e a outra perna mais à frente, para adquirir mais estabilidade, mas o principal é que a posição seja cómoda.
Um vídeo elucidativo (não se confunda, pois a pessoa que está a exemplificar é esquerdina, por isso os destros deverão fazer isto, mas ao contrário, com na imagem acima):
5 comentários:
Eu não pesco nada de jogar snooker; mas assumir uma posição cómoda e confortável, como disse, deve ser mesmo o mais importante. O Ray Reardon, por exemplo, pelo que tenho visto no youtube, apesar da forma como o seu corpo se moldava ao taco não ser feita da forma mais ortodoxa, aquilo resultava na perfeição. Dos jogadores actuais, um dos mais "estranhos" é o Joe Swail; parece que está a acelerar uma moto durante a tacada.
Obrigado pelas rubricas; a ver se é desta que aprendo a jogar snooker; até aqui tem sido só a ver pela Eurosport!
A posição é de facto muito importante no snooker. Os aspectos fundamentais já foram referidos, mas não devem ser seguidos como a verdade absoluta. Desde que se consiga tacar a direito, qualquer posição serve.
Não existe apenas uma maneira de o conseguir fazer, portanto o mais importante é experimentar várias posições e descobrir qual a que resulta melhor para cada um de nós.
Ao que já foi referido, só gostava de acrescentar duas coisas:
1 – Poderá ser útil para alguns, quanto forem tacar, baixarem o corpo o suficiente até tocar no taco. Poderão assim dar mais estabilidade à tacada. Não sei se já repararam nalguns jogadores de snooker com uma marca brilhante no colete depois de um jogo. Não são nódoas. :) É uma marca deixada pelo roçar do taco.
Eu li uma vez algures que os pontos de contacto do taco com o corpo são: o queixo, o corpo e obviamente as mãos.
2 - O Steve Davis disse uma vez que a posição pode nem sempre ser a mais confortável ao início, pois o nosso corpo pode ter alguns ‘vícios’ que é necessário contrariar. Portanto convém experimentar várias posições. Ajuda se alguém estiver a observar a nossa técnica, mas se isso não for possivel, usem espelhos. :)
O objectivo é sempre o mesmo: tacar a direito.
Existem alguns exercícios simples que se podem executar para verificar se estamos a tacar a direito. Um deles é colocar a bola branca atrás da linha de saída e tacá-la para a tabela de fundo. Ficar em baixo na mesa após a tacada e esperar que a bola branca retorne e toque na ponta do taco. Se isso acontecer, tudo bem. Senão, algo está mal. Pode ser a posição, mas também pode ser a bola que não está a ser tacada ao centro e está a levar algum efeito indesejado.
Excelente comentário Miguel. Nós iremos falar sobre alguns dos aspectos que tu referiste, que são importantíssimos, quando abordarmos a tacada. Antes disso ainda vamos explicar a pega, o suporte, o alinhamento, etc.
João o teu blogue está muito bom. Nota-se que tb tens uma paixão enorme pelo bilhar e pelo snooker.
Irei acompanhar este teu espaço com atenção.
Permite-me complementar que para além do braço, os globos oculares são as partes do corpo humano que mexem.
Cpts
Olá João,
Para que o snooker em Portugal arranque da melhor forma é fundamental encaminhar os futuros jogadores, em especial os mais novos, no sentido de uma aprendizagem coerente e humilde, começando pelo mais básico, para a qual de início nem é preciso ter taco.
Como exemplo, ensinar o nome correcto dos equipamentos, as regras básicas do jogo, atitudes de fairplay, etc..
Os tijolos da base são os mais importantes e imprescindíveis para a construção que vai nascer.
António Couto (snooker lover)
Enviar um comentário