

Quinta dia do Open da China que acolhe os oito sobreviventes do torneio. O primeiro jogador a passar para as meias-finais foi Peter Ebdon, que derrotou o sete vezes campeão do mundo, Stephen Hendry. Ebdon começou muito bem, tendo feito entradas de 64 e 45 pontos na primeira partida. Com um excelente jogo defensivo e a falhar muito pouco na parte ofensiva Ebdon não deu grandes hipóteses ao escocês. Ebdon foi a vencer por 4-0 ao intervalo. No regresso Hendry não podia ter feito melhor, visto que realizou uma soberba tacada de 129 pontos. Uma excelente construção de break, que não chegou para parar Ebdon que logo na partida seguinte fechou o encontro, com um 5-1, carimbando o passaporte para as meias-finais. Não deixa de ser um bom torneio para o escocês que tem agora o Campeonato do Mundo para mostrar o que vale. Outro escocês em prova, Graeme Dott, foi também surpreendentemente eliminado por Pettman que continua a convencer. Em 17 anos de carreira nunca tinha chegado a uns quartos-de-final de um torneio de ranking e neste Open da China consegue mesmo chegar às meias-finais depois de uma vitória de 5-2 frente a Dott.
Na sessão da noite (tarde em Portugal), Ryan Day não teve quaisquer dificuldades em vencer o Campeão do Mundo em 2005, Shaun Murphy, por 5-0. Sem entradas fantásticas Day foi fazendo breaks por volta dos 40 pontos que bastaram para vencer Murphy, que cometeu erros que não são permitidos. Faltava apenas um jogador para se completar o quadro das meias-finais. O vencedor do duelo de titãs, entre os grandes rivais Ronnie O'Sullivan e John Higgins, apuraria esse jogador. Ronnie O'Sullivan começou de uma forma espectacular com uma entrada de 97 pontos, sem dar hipóteses a Higgins. Higgins respondeu muito bem, com snooker de alta qualidade e empatou a 1. 73 pontos bastaram para o escocês dar a reviravolta ao resultado e fazer o 2-1. Mais 75 pontos na próxima partida para Higgins, que continuava em grande forma, levando duas partidas de vantagem ao intervalo. O'Sullivan estava em apuros. Na quinta partida, primeira depois do intervalo, Higgins estava perto de fazer o 4-1, mas falhou a bola de jogo escandalosamente e deu a hipótese de Ronnie reduzir para 3-2. Este foi o ponto de viragem do encontro. Ronnie venceu a partida seguinte e empatou a 3. A sétima partida era bastante importante e foi Higgins quem a venceu, ficando apenas a uma partida da vitória. Nestes últimos jogos ambos os jogadores cometeram erros inacreditáveis, tudo devido à grande pressão e tensão envolvida. O'Sullivan conseguiu levar mesmo o encontro para a "negra" e na nona e última partida foi Higgins quem levou a melhor depois de terem existido oportunidades para ambos os jogadores. Higgins foi um justo vencedor apesar de ter cometido erros que não poderá cometer no encontro da meia-final, contra Ryan Day. Peter Ebdon irá defrontar Stuart Pettman na outra meia-final.
Grandes encontros para assistir no dia de amanhã.
11 comentários:
Parece que o "melhor do mundo" , o "genio" e não sei que mais vai ficar em branco durante mais um torneio.
Enfim... ironias.
Por vezes, a antipatia com determinada personalidade faz com as qualidades e méritos dessa pessoa na sua profissão ou actividade sejam menosprezados. Pode-se não gostar da personagem, mas que é um génio do snooker, creio não haver dúvidas.
Mas quem é que menospreza as suas qualidades? Em todo o lado só se fala de "Ronnie" e não de snooker.
Essa hipermediatização de um singular e não do desporto vai acabar por dar cabo da modalidade.
Pois, mas foi o João é que veio logo falar dele sem ninguém puxar pelo assunto.
Quem gosta verdadeiramente de snooker aprecia e gosta de ver jogar todos os grandes jogadores da modalidade, acho eu. Por isso, fala-se muito, mas não é meia-dúzia de fãs histéricos do Ronnie que irão abalar o prestígio da modalidade, penso eu de que...
Sim sr.anónino, não bastava termos "ronnie fans", tb aparecem "anti-ronnie fans" de igual foleirice. Ainda para mais quando estes últimos não querem que se fale de roonie, mas sim de snooker.
Enfim...estúpidos.
Taylor: anónino? roonie?
Não falamos a mesma língua, pelo que me vou ficar por aqui em relação ao seu comentário.
Reforço a ideia que toda a propaganda levada a cabo pelos media e por alguns ignorantes que só vêm Snooker por causa de O'Sullivan vai dar cabo da modalidade mais cedo ou mais tarde.
Idolaterar uma pessoa que vai para as conferências de imprensa dizer "suck my dick", "fucking prick" aos chineses (por sinal a maior fonte das suas receitas, já que ganhar ranking tournaments tem sido escasso nos ultimos anos) é de um autismo extremo.
Acham mesmo que os sponsors vão continuar a apostar num desporto no qual o seu suposto maior ícone está constantemente em rota de colisão com a WSA? Em que essa mesma pessoa concede jogos a meio, deixando espectadores e sponsors literalmente "agarrados"? Acham que os sponsors vao continuar a tolerar as suas famosas tiradas do género "não tou para me chatear com torneios de prize money inferior a 50.000£"?
Relembro que quer a Saga Insurance, quer a Maplin já retiraram os apoios ao Masters e ao UK Championship, 2 dos 3 torneios de maior relevo no panorama anual do Snooker. E este ano, apenas a 2 semanas do campeonato do Mundo, é que foi encontrado um sponsor, que segundo os valores adiantados são tão fracos que vai ter que ser a WSA a dar parte dos seus fundos para contribuir para os prize money.
Entao força aí, continuem a campanha pela pessoa que a curto médio prazo vai dar cabo da modalidade.
P.S.: Taylor, não se de que barraca você é proveniente, mas por favor não traga a sua linguagem insultuosa para este espaço que se quer enriquecedor.
Snooker is the best game of nowadays youngers and i also saw alot boys they spend their much time in playing snooker...
hmmm. Não me parece que o seu primeiro comentário seja propriamente enriquecedor; são pontos de vista diferentes...de barracas diferentes. Quanto á linguagem, se ofendi ou desrespeitei o sr. João ou qualquer outro que tenha visionado o comentário, as minhas sinceras e cordiais desculpas(talvez tb a sua tirada esteriotipada de que as pessoas que vivem em barracas são conflictuosas e mal-educadas não lhe tenha ficado bem (caso tenha interpretado mal a sua intenção, esclareça)).
Da minha parte não existe nenhuma campanha pro nem contra ronnie. Falo apenas pelo seu valor na mesa, pois apesar das suas atitudes completamente deploráveis , ele decididamente tem qualidade e mérito que não podem ser retirados. E é precisamente disso que falamos sempre e desde o início. "melhor do mundo" e "génio" caracterizam perfeitamente roonie; que ele tenha uma personalidade controversa, seja rude e mal-educado, a ponto de fazer ruir o snooker nunca coloquei em questão.
Começou pelo seu comentário, menosprezou decididamente o seu talento, por não conseguir ganhar "...mais um torneio...", ao qual o sr.anónimo bem respondeu. Mas como bom "anti-roonie" que você é, continua a falar em hipermediatização, "roonie fans" e idolateração para responder aos comentários.
De uma vez por todas, chega de falar do ossulivan, dito por um suposto discípulo e fiel seguidor de uma "campanha" :P, num espaço que se quer claramente enriquecedor...
Joguem é snooker, vejam snooker, e boas tacadas...
Sr. Taylor, de barraca para barraca(na minha já tenho cabo por isso posso ir seguindo os torneios), tirando este aparte, não sei qual é o seu problema em as outras pessoas e seguidores deste belissimo jogo chamado snooker, expressarem o seu descontentamento neste blog. Que eu saiba este é um espaço dedicado ao diálogo e ao debate de ideias, o sr. João apenas indicou alguns aspectos relevantes para este debate de ideias(ideias estas que vão ao encontro de muitos pensamentos de uma larga maioria de adeptos deste desporto).
Muito bem sr. Marquês (nick engraçado desde já :D). Por poderem por em causa a minha posição em relação á liberdade de expressão como elemento essencial, aqui vai
ERRATA
Onde está "...De uma vez por todas, chega de falar do ossulivan...", deve-se ler "...Falem e discutam o que bem entenderem..."
"Joguem é snooker, vejam snooker, e boas tacadas..." deve ser entendido com um conselho para todos os entusiastas e fãs!
Enviar um comentário