
Desde já peço desculpa por não ter feito reportagens diárias nestes últimos quatro dias, pois não tive disponibilidade para isso, no entanto têm aqui um pequeno sobre o que se passou em Prestatyn. Esta foi a primeira vez que as rondas de qualificação foram televisionadas, dando a oportunidade aos fãs de assistirem à grande qualidade que existe antes do quadro final propriamente dito.
Na primeira ronda dois jogadores chineses (Li Hang e Mei Xiwen) não puderam participar devido a não terem conseguido o visto a tempo e os beneficiados foram o regressado Tony Drago e Matthew Couch. Destaque também para o duas vezes semi-finalista no Campeonato do Mundo, James Wattana que foi desde logo eliminado na 1ª ronda, por Noppadol Sangnil.

Na segunda ronda Tony Drago venceu na negra David Morris, depois de ter estado a perder por 4-1. Fez 69, 86 e 74 pontos para levar o encontro á partida decisiva. Jimmy White não teve tantas dificuldades, prolongando a boa forma da pré-época, com um 5-0 frente ao belga, Bjorn Haneveer. Xiao Guodong que tinha vencida na negra na 1ª ronda, voltou a ter que jogar a nona partida, mas desta vez não levou a melhor e Rod Lawer seguiu em frente. Quem tem piorado de época para a época é o ex-campeão mundial, John Parrot, que viu o jovem Michael White a vencer por 5-0 com um jogo de grande qualidade. Vejam o video do final deste encontro e se não tiveram a oportunidade de assistir a algum jogo através da 110sport.tv então fiquem com uma pequena noção de como é esta transmissão e o ambiente em Prestatyn.

Na terceira ronda o jogador de Malta, Tony Drago, foi afastado por Marcus Campbell, depois de ter estado na frente, na "negra" foi Campbell que se saiu melhor com o jogo táctico. Outro veterano, Alan McManus, que tinha alcançado a final do primeiro evento da Pro Challenge Series, viu-se tremendamente derrotado por David Gilbert, com um 5-0. Tive a oportunidade de assistir ao encontro entre Andrew Higginson e Jimmy White, em que Higginson venceu as primeiras quatro partidas, apesar de White ter desperdiçado inúmeras oportunidades, principalmente na primeira partida, que como sabem tem grande importância no desenrolar do encontro. Andrew, em excelente momento de forma, com boas bolas longas e bons breaks ganhou então esta larga vantagem. Depois do intervalo White voltou melhor, aproveitando as suas oportunidades, reduzindo para 4-2. Na sétima partida foi White novamente a ter a primeira grande oportunidade de vencer a partida, mas novamente não aproveitou e Higginson avançou para a última ronda de qualificação. White tem que se castigar por ter desperdiçado tantas oportunidades, no entanto é claríssimo que o inglês está em boa forma e com capacidade para fazer bons resultados nesta época. Depois deste encontro assisti ao final do embate entre Ken Doherty e Rod Lawer, que se revelou relativamente fácil para o irlandês. Destacam-se também as eliminações de Ian McCuloch e Michael Judge, por Simon Bedford e Lee Spick respectivamente.

Na quarta e última ronda, Mark King, que apesar de estar integrado no top 16, teve que fazer as qualificações pois o vencedor do ano passado foi Ricky Walden. King viu-se mesmo em apuros, sendo obrigado a disputar a nona partida com Stuart Pettman, em que levou a melhor. Campbell e Higginson continuaram a boa forma, com vitórias frente ao jovem Judd Trump e Dave Harold, respectivamente. Jamie Cope, Matthew Stevens e Joe Swail tiveram vitórias fáceis enquanto que Graeme Dott, Micahel Holt e Nigel Bond lutaram até fim por um lugar em Shanghai. Doherty desta vez teve mais dificuldades para ultrapassar o seu adversário, Fergal O'Brien, no entanto também conseguiu um lugar no quadro final. O seis vezes campeão do mundo não conseguiu resistir ao desafio do jovem Matthew Selt que teve que ultrapassar o jogo táctico de Davis, para conseguir uma vitória soberba e um inicio de época promissor. Liang Wenbo irá jogar apenas em Shanghai, com David Gilbert.
Foram quatro dias com snooker de grande qualidade e com as emoções ao rubro, e a pressão normal de inicio de época fez-se sentir. Veteranos e grandes nomes do snooker ficaram pelo caminho, outros seguiram em frente, bem como jovens talentos também mostraram os seus dotes nestes últimos quatro dias. O Shanghai Masters começa no dia 7 de Setembro, antes de isso temos o segundo evento da Pro Challenge Series no final de Agosto, com apenas 6 vermelhas em cima da mesa, e ainda o inicio da Premier League nos primeiros dias de Setembro. Fique bem e boas tacadas...
----------------------------------------------------------------------------------
Clique aqui para ver um resumo de 30 minutos das qualificações para o Shanghai Masters 2009.
0 comentários:
Enviar um comentário