Nos últimos dois dias (31 de Agosto - 1 de Setembro) realizou-se em Prestatyn o segundo evento da época inaugural da Pro Challenge Series. Joe Delaney e o inglês Jimmy White desistiram da participação neste torneio, tendo beneficiado com esta situação Sam Baird e Matt Selt que avançaram automaticamente para a segunda ronda. Este segundo evento foi disputado no formato de "Super Sixes", à melhor de 9 até aos quartos-de-final, à melhor de 11 partidas nas meias-finais e final.
1ª ronda
Na ronda inicial é de destacar a derrota do vencedor do English Open, Stuart Bingham, frente a Mark Boyle por 5-4, bem como a vitória de Stephen Lee frente ao finalista da última edição do Northern Ireland Trophy, Dave Harold. Neste último encontro, Harold, apesar de ter perdido realizou uma tacada máxima, que apenas com 6 vermelhas é de 75 pontos, em 3 minutos e 16 segundos. Falei na duração do break porque neste evento premeia-se a tacada máxima mais rápida. Robert Milkins conseguiu também uma boa vitória sobre Michael Holt por 5-1, enquanto que o jogador com melhor ranking a participar neste torneio, Ryan Day, conseguiu vencer Peter Lines e passar para a 2ª ronda.
2ª ronda
Doherty venceram facilmente os seus encontros, derrotando Sam Baird e Stephen Lee, respectivamente. Jimmy Michie derrotou Stuart Pettman, no entanto este último realizou a segunda tacada máxima do torneio e desta vez em apenas 2 minutos e 31 segundos. Rod Lawer causou mais uma surpresa ao derrotar o nº 16 do ranking mundial oficial, Mark King, por 5-2. Ricky Walden teve uma participação curta no torneio, sendo desde logo afastado por Andrew Norman. O mesmo aconteceu com o jovem Judd Trump, que não conseguiu derrotar Tom Ford em boa forma. Ryan Day prosseguiu ao derrotar o antigo nº 3 do mundo, James Wattana, realizando mesmo um break de 75 pontos, no entanto o Galês em vez de clicar no botão de "parar" no cronómetro, clicou em iniciar e portanto não foi registado o tempo da tacada.
3ª ronda
Marcus Campbell afastou o "Shotgun", Jamie Cope por 5-2 e Martin Gould e Ryan Day tiveram vitórias de 5-0 frente aos respectivos adversários. Doherty também seguiu em frente ao vencer o jovem Ben Woollaston por 5-3.
Quartos-de-final
Nesta ronda, o irlandês Ken Doherty esteve imparável e venceu por 5-0 Marcus Campbell. Na verdade os quartos-de-final estiveram repletos de vitórias fáceis, pelo menos é o que aparentam os resultados. O tailandês Atthasit Mahithi conseguiu uma boa vitória frente a Jimmy Michie. Martin Gould deixou que Fergal O'Brien vencesse apenas uma partida, no entanto o irlandês realizou a 4ª tacada máxima nessa mesma partida, mas não conseguiu bater o recorde de Stuart Pettman. O principal favorito, Ryan Day, não esteve ao seu melhor e Anthony Hamilton alcançou as meias-finais do segundo evento da Pro Challenge Series 2009/10.
Meias-finais
Ken Doherty continuou com as excelentes exibições, derrotando desta vez o jogador tailandês, por 6-1, falhando uma bola preta que lhe daria uma tacada máxima de 75 pontos. A outra meia-final, entre Martin Gould e Anthony Hamilton, ao contrário da primeira, foi bem mais disputado. Apenas na "negra" se decidiu o segundo finalista e foi Gould que com uma entrada de 48 pontos se colocou no caminho da vitória.
Final
Doherty era o favorito à partida, não só pela experiência mas também pelas suas recentes prestações, no entanto foi o inglês que começou melhor ao vencer a primeira partida. Doherty respondeu com quatro partidas consecutivas a seu favor, quando Gould com duas entradas de 27 pontos fez o 4-2. O irlandês fechou o encontro com mais uma entrada superior a 30 pontos na penúltima partida e 40 pontos de diferença naquela que seria a partida que daria mais um título profissional a Ken Doherty. Para além dos £3000 recebidos pela vitória, Doherty ganha confiança para o primeiro torneio de ranking da época, o Shanghai Masters, que tem inicio já na próxima segunda-feira. Pettman leva um cheque de £500 pela tacada máxima mais rápida.
O terceiro evento da Pro Challenge Series será disputado entre 9 e 11 de Novembro, com o formato tradicional de 15 vermelhas.
2 comentários:
Tá visto que os torneios de super 6 vão ser todos limpos pela terceira idade. :P
Agora a sério, cuidado com este Doherty. OK, foi super6 mas ele tem estado muitíssimo bem em diversos torneios de pré-época e não parece nada afectado com o taco novo.
Ele é capaz de vencer o Robertson na primeira ronda do Shanghai Masters, se vencer o Aditya Mehta na ronda wildcard, o que me parece evidente... XD
No ranking provisório está na 44ª posição. Chegar ao top 16 este ano será muito dificil, mas o top 32 penso que é completamente acessivel para ele.
Enviar um comentário