Depois de uma semana de snooker ao mais alto nível a final acabou por não desiludir, sendo que John Higgins e Ali Carter proporcionaram grandes entradas e excelentes batalhas defensivas.
Vindo de uma excelente vitória frente ao ainda nº 1 do ranking oficial, Ronnie O'Sullivan, Higgins começou a final de uma forma extraordinária. 95 pontos foram mais do suficientes para causar o primeiro grande aplauso do muito público presente no Newport Centre.
Na segunda partida Ali Carter deixou uma vermelha, não muito fácil, para John Higgins que aproveitou da melhor forma, produzindo uma tacada centenária que lhe daria o 2-0. Seguiu-se mais uma tacada fluente de 71 pontos, deixando Carter a precisar de snookers. Estava feito o 3-0. O show de snooker continuava e o mestre Higgins arrancou com uma limpeza total da mesa: 137 pontos de pura classe. Sinceramente, Carter não estava a falhar muito. Simplesmente não teve muitas oportunidades. No regresso do intervalo da sessão, foi Ali Carter quem teve a primeira oportunidade, mas quando liderava por 48-0 acabou por falhar uma vermelha permitindo que Higgins limpasse a mesa com mais um fantástico break de 81 pontos.

A partida seguinte foi simplesmente soberba. Higgins estava numa tentativa de tacada máxima, mas acabou por falhar a bola de jogo aos 72 pontos e Carter disparou com um break fantástico de 73 pontos. John Higgins acabaria por vencer as próximas duas partidas, terminado em estilo o seu triunfo no Open de Gales, com uma entrada de 76 pontos. Higgins esteve soberbo ao longo de todo o encontro, principalmente nas primeiras cinco partidas. 95 % de sucesso ofensivo para Higgins, sendo que Carter apesar de ter tido uns bons 91% acabou por perder por 9-4! É de destacar também o bom jogo defensivo demonstrado pelos dois jogadores ao longo deste encontro.
Esta é a 21ª prova pontuável para o ranking mundial que John Higgins vence, ficando a uma de Ronnie O'Sullivan. Ao longo da semana o escocês justificou o título de campeão do mundo e o lugar que ocupa no ranking provisório, onde está ainda mais destacada do 2º lugar, O'Sullivan, garantindo praticamente a primeira posição no ranking mundial oficial na próxima época. Higgins arrecada assim £35000 pela vitória no torneio, mais £2000 pela tacada mais alta realizada ao longo da semana, 138 pontos.
Foi, de facto, uma semana repleta de snooker de grande qualidade. Tivemos algumas surpresas, bons encontros e boas tacadas. O Welsh Open acabou por ser bem sucedido com o anúncio de um patrocinador e com a boa afluência do público de Gales. Público esse que acabou por ver alguns dos seus jogadores a chegaram pelo menos aos quartos-de-final, Mark Williams e Ryan Day.
O próximo torneio pontuável para o ranking mundial é o China Open, a realizar no fim de Março, sendo que nesse mesmo mês teremos também mais um evento da World Series, desta vez na Arábia Saudita. Contudo, no mês de Fevereiro serão disputadas as qualificações para o Open da China, bem como para o Campeonato do mundo, a Championship League continuará em progresso e a decorrerá mais um evento da Pro Challenge Series.
Fiquem bem...
1 comentários:
Great summary. Parabéns!
Enviar um comentário