Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

João Araújo faz a antevisão da primeira ronda do Campeonato do Mundo 2010



Umas das nossas novas ideias para 2010, é contar com outros admiradores da modalidade para serem entrevistados ou para darem a sua opinião em relação a diferentes assuntos, que aqui divulgaremos no Snooker Planet. Em breve anunciaremos a nossa rubrica de entrevistas, onde falaremos com diversas pessoas ligadas ao snooker, tanto em Portugal como internacionalmente.

Hoje temos o nosso amigo João Araújo, que acompanha o snooker há mais de 10 anos e costuma participar bastante no nosso fórum. João, também um grande entusiasta da modalidade, faz, assim, as suas previsões para esta primeira ronda do Campeonato do Mundo 2010, cujo quadro final passou a ser conhecido na semana passada. Destaque para o quarto inferior deste mesmo quadro, já conhecido como "quarto da morte", que inclui jogadores como Ken Doherty, Mark Selby, Stephen Hendry, Mark Williams, Ronnie O'Sullivan ou Liang Wenbo; só 1 destes 6 estará presente nas meias-finais!

John Higgins, o campeão em título

John Higgins v Barry Hawkins - O campeão em título só pode estar satisfeito com o jogador que lhe calhou em sorte. Barry Hawkins nas suas 3 participações no campeonato do mundo perdeu sempre na 1ª ronda, ainda que em jogos sempre disputados até bem perto do fim. Prevê-se uma vitória confortável de Higigns.

Mark King v Steve Davis - Este poderá ser um encontro marcado por uma intensa batalha táctica, da qual Steve Davis pode muito bem sair vencedor. É certo que o inglês já não pontua como outrora, mas o seu excelente jogo defensivo irá certamente proporcionar-lhe chances de ganhar jogos. Mark King, por outro lado, é perigoso em encontros de longa distância mas o seu temperamento nem sempre ajuda...

Neil Robertson v Fergal O'Brien - O australiano é conhecido por ir subindo de forma com o avançar dos jogos num torneio e as suas primeiras rondas são normalmente marcadas por exibições irregulares, mas tal não poderá acontecer pois Fergal O'Brien é um jogador extremamente empenhado, que sabe o que é ganhar no circuito profissional de snooker e estará à espreita para castigar eventuais erros do seu adversário.

Marco Fu v Martin Gould - Depois da época desastrosa de Marco Fu, só mesmo o campeonato do mundo a pode salvar. Teve sorte no sorteio, e creio que a sua experiência será suficiente para afastar Martin Gould, que irá estar no Crucible pelo 2º ano consecutivo.

Ali Carter v Jamie Cope - Jogo muito difícil de prever. Cope perdeu por 12-13 frente a John Higgins na 2ª ronda do ano anterior, mas está a ter uma época bastante regular, na qual se qualificou para todos os torneios, no entanto Ali Carter que começou a época em baixa, chegou recentemente à final do Welsh Open e vem nesta recta final da temporada bastante confiante e é o meu favorito para ganhar o encontro.

Joe Perry v Michael Holt - Perry é outro jogador que vem de uma época completamente falhada e irá ter todas as condições para fazer algo neste torneio, visto que lhe calha em sorte Michael Holt, um jogador extremamente instável emocionalmente, não obstante a sua qualidade como jogador, o que lhe tem custado bastantes jogos ao longo da sua carreira.

Ding Junhui v Stuart Pettman - Este poderá ser um encontro sem grande história. Se é certo que Ding Jinhui até hoje não se tem dado bem no Crucible, a sua qualidade de jogo é tão maior que a do seu adversário que não vejo como não passar à segunda ronda.

Shaun Murphy v Gerard Greene - Grandes probabilidades de Murphy passar, frente a um adversário que nas três ocasiões em que marcou presença neste torneio, não conseguiu qualquer vitória.

Stephen Maguire v Stephen Lee - Jogo muito, mas muito complicado para o nº 2 do mundo. Stephen Lee, recentemente envolvido em polémicas de falsificação de resultados, irá com certeza aplicar-se ao máximo para afastar toda e qualquer suspeição que possa recair sobre si. Por seu lado, Maguire tem-se dado bem no campeonato do mundo nos últimos anos, mas não tendo tido uma época brilhante para um jogador do seu calibre, poderá aqui apresentar dificuldades. Dou, ainda assim, 55% de hipóteses para Maguire e 45% para Lee.

Peter Ebdon v Graeme Dott - Reedição da final do WSC 2006. É práticamente certo que uma vitória para Ebdon lhe garantirá mais um ano no Top16 e que uma vitória de Dott lhe permita reingressar nesse mesmo top. Encontro bastante difícil de prever, pois nenhum dos jogadores apresentou forma a cima da média ao longo do ano. Aposto em Dott para vencer.

Mark Allen v Tom Ford - Allen enfrenta um estreante na prova, que poderá sem dúvida acusar o momento. Creio que Allen (semi-finalista o ano passado) vencerá sem dificuldade.

Ryan Day v Mark Davis - O galês costuma ser um jogador fortíssimo na 1ª ronda dos torneios e Mark Davis, campeão do mundo em 6 reds, não tem grandes recordações deste torneio (a última vez que lá esteve foi derrotado sem apelo nem agravo por Williams com um resultado de 3-10). Tudo o que não seja uma vitória folgada de Day, será uma surpresa.
Mark Selby v Ken Doherty - Estes dois jogadores já se encontraram esta época no Grand Prix, no qual Doherty saiu vencedor por 5-3. No entanto este encontro terá certamente outras características, como tal prevejo que Selby irá prevalecer com maior ou menor dificuldade.

Stephen Hendry v Zhang Anda - O 7 vezes campeão do mundo não poderia ter tido um melhor sorteio, pois joga contra Zhang Anda, jogador que apenas entrou no circuito profissional este ano. Ainda assim, o jovem chinês irá jogar sem grandes preocupações ou pressões, pois só o facto de se ter qualificado já foi uma grande vitória. De referir ainda, que segundo a casa de apostas que patrocina o evento, Anda é o jogador que mais paga para vencer o torneio.

Mark Williams v Marcus Campbell - Um sorteio bastante favorável para Mark Williams, que poderá muito bem embalar aqui para um bom torneio, ainda que esteja na mesma metade do sorteio que O'Sullivan, Selby e Hendry. Prevejo uma vitória fácil do galês por uma diferença de 5-6 jogos.

Ronnie O'Sullivan v Liang Wenbo - O actual nº 1 do mundo irá defrontar pela 4ª vez Liang Wenbo. Nos seus três encontros, o inglês venceu sempre: QF do Campeonato do Mundo de 2008, (13-7), 1ª ronda do Grand Prix 2008 (5-2) e final do Shanghai Masters 2009 (10-5). Tenho dúvidas que Wenbo consiga inverter esta tendência, pois o seu jogo ainda carece de aspectos fundamentais, o que lhe trás com frequência problemas...

Colaboração de João de Araújo com o Snooker Planet.

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?