Sam Craigie, que irá completar 17 anos de idade no próximo mês de Dezembro, conseguiu o maior feito, até hoje, de uma carreira muitíssimo promissora, ao vencer o título de campeão mundial de sub-21, prova organizada pela IBSF (International Billiards and Snooker Federation), igualmente responsável pelo Campeonato do Mundo de Amadores. Com esta brilhante prestação, Craigie garante um lugar no Main Tour para a próxima temporada. O jovem inglês realizou, também, a melhor tacada: 139 pontos.
Sam Craigie 9-8 Li Hang
A prova decorreu em Letterkenny, na Irlanda, e contou com a presença de jovens jogadores vindos de todo o mundo. Os britânicos foram, naturalmente, aqueles que mais se destacaram, embora vários jogadores asiáticos se tenham apresentado, também, como concorrentes à vitória final.
Após muita competição, que incluiu uma fase de 10 grupos com 7 jogadores cada, uma ronda preliminar e, por fim, o quadro final de 32, quatro jogadores sobressaíram: Vincent Muldoon, jogador da casa, que lutava por um regresso ao circuito profissional, o chinês Li Hang e os irmãos Stephen e Sam Craigie. Na primeira meia-final, Li Hang levou a melhor sobre Muldoon, vencendo por esclarecedores 7-3 e chegando à final como o grande favorito. No outro encontro, os irmãos Craigie proporcionaram um grande espectáculo, acabando por ser o mais novo, Sam, a levar a melhor, por 7-6, num jogo decisivo onde não faltou emoção.
A final acabou por ser um dos melhores encontros do torneio. O chinês mostrou-se mais forte na primeira sessão, conseguindo uma vantagem de 5-3, e confirmando, assim, o seu favoritismo. No entanto, o jovem Craigie nunca baixou os braços, chegando ao empate a 6 partidas. Depois, adiantou-se no marcador, ficando mesmo a apenas um jogo da vitória. Ainda assim, Hang venceu a 16ª partida, obrigando Sam Craigie a jogar a sua segunda "negra" consecutiva. Com apenas 16 anos, Craigie mostrou uma característica rara para jovens desta idade: um excelente temperamento e capacidade de elevar o seu jogo sob pressão. E foi, assim, que chegou ao título, com uma entrada de 98 pontos!
Este ano tem sido, sem dúvida, rico em grandes prestações por parte de jovens promessas, como, por exemplo, o domínio do PIOS por parte de jogadores ainda muito novos, a vitória de Luca Brecel, de 15 anos, no Campeonato da Europa da EBSA, ou os excelentes resultados de Jack Lisowski e Anthony McGill nos eventos do PTC. Sam Craigie vem, assim, juntar-se aos restantes que têm feito sensação no mundo do snooker. É certo que ainda é cedo para se fazerem previsões, mas todos estes jovens poderão constituir uma geração de campeões. Quanto a Sam Craigie, adivinha-se um grande futuro, pois para além de todo o seu talento, possui um grande carácter e um fantástico temperamento, indispensáveis neste desporto.
0 comentários:
Enviar um comentário