Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

EPTC 5: Regresso fenomenal de John Higgins


Depois de seis meses de suspensão, John Higgins regressou às competições profissionais da melhor forma possível, vencendo o quinto evento do Euro Players Tour Championship.

Foto de Monique Limbos
Higgins esteve cerca de cinco meses sem jogar snooker e só voltou aos treinos aquando do veredicto de um tribunal independente, em meados de Setembro. O escocês não jogava a nível profissional desde Abril, onde perdeu para Steve Davis nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo. Apesar de tudo, Higgins derrotou Shaun Murphy na final deste penúltimo evento do PTC, na Alemanha, por 4-2, vencendo em todo o torneio sete encontros.

John Higgins iniciou uma final de elevada qualidade com um soberbo break de 132 pontos e rapidamente ganhou uma vantagem de duas partidas através de uma entrada de 66 pontos. Murphy, que esperava ser o primeiro jogador a vencer dois eventos do Players Tour Championship nesta época, recuperou e igualou o encontro a duas partidas, com a ajuda de dois breaks acima dos 50 pontos. Higgins, três vezes campeão do mundo, recuperou a liderança com mais uma excelente demonstração de break-building, com uma entrada de 95 pontos. Na sexta partida uma entrada de 53 deu uma vantagem confortável ao escocês de 66 pontos, ainda com cinco vermelhas em cima da mesa. Murphy conseguiu um snooker com imensa sorte à mistura e teve a oportunidade de limpar a mesa, mas acabou por falhar uma vermelha complicada entregando a partida e encontro a John Higgins.

O "Wizard of Wishaw" tornou-se o 11º vencedor diferente em tantos torneios PTC disputados até ao momento, arrecadando assim 10000 euros. Por falhar o inicio desta época Higgins caiu do primeiro para o quarto lugar do ranking oficial e os 2000 pontos ganhos por esta vitória ajudam-no a subir para o segundo lugar provisório. Falhando bastantes eventos do Players Tour Champinship, Higgins já não é elegivel para a Grande Final desta competição apesar de estar dentro do top 24 da Ordem de Mérito que agora é liderada por Shaun Murphy.
Higgins estava obviamente contente com a vitória depois do seu regresso à competição:
"Foi uma boa final. Só falhei uma bola, quando devia ter feito o 3-1. Vim para este torneio apenas com o objectivo de ganhar algum ritmo competitivo, por isso estou muito satisfeito com a vitória. Eu tive que ser realista, pois os outros jogadores estão em competição desde Junho. Eu sabia que era capaz de chegar aqui e vencer, mas não esperava que isso acontecesse." 
O pior encontro de Higgins neste evento foi naturalmente o primeiro, contra Joe Jogia, onde admitiu sentir imensos nervos, comparando-o com uma final de um Campeonato do Mundo. No segundo encontro frente a Dave Harold esteve simplesmente soberbo, realizando breaks de 66, 99, 72 e 93 pontos para vencer por 4-0 em apenas 45 minutos. Higgins foi obrigado a jogar sob imensa pressão nas rondas seguintes, vencendo na "negra", Martin Gould e Tom Ford. Para chegar à final teve ainda vitórias frente a Anthony Hamilton e ao vice-campeão do mundo, Graeme Dott.


Foi um resultado surpreendente e uma prestação fantástica para John Higgins. Para além de ter estado afastado da competição por longos meses, começando a treinar há cerca de um mês e meio, tinha pela frente uma incógnita em relação à forma como iria ser recebido pelos jogadores e fãs do desporto. Para além disso, o seu pai tem um cancro e é sabido que lhe resta pouco tempo de vida. Contudo, John Higgins mostrou mais uma vez a sua força psicológica e conseguiu ultrapassar todos estes obstáculos mostrando que ainda é o melhor jogador do mundo, pois a classe e o talento nunca desaparecem.
Higgins sabe que ainda há muito caminho pela frente, mas a sua determinação é óbvia:
"Prometi em Setembro que queria e iria ganhar muitos mais títulos; hoje foi apenas o inicio."
O 12º e último evento do Players Tour Championship será disputado em Praga, no próximo fim-de-semana.

* Fotos de Monique Limbos

1 comentários:

Anónimo disse...

Foi, de facto, uma vitória surpreendente por parte de Higgins, porém nunca tive dúvidas que ele regressaria à competição com ainda mais garra e determinação para vencer, que de resto tem caracterizado a sua carreira como profissional. Porém, é apenas o início de uma longa caminhada que caracteriza esta "nuvem negra" em torno dele, especialmente quando vier o seu primeiro verdadeiro teste, o UK Champ, onde a maioria dos fãs irá vê-lo em acção na TV pela primeira vez desde o World Champs, mas se alguém é capaz de ultrapassar isso, Higgins é certamente o jogador para tal, mostrando provas disso mesmo neste 5º torneio EPTC.

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?