No encontro da segunda ronda do passado Welsh Open, que opôs Stephen Maguire e Ding Junhui, aconteceu uma situação verdadeiramente bizarra: na 3ª partida, Ding estava na mesa e embolsou uma vermelha, deixando a branca em boa posição para a preta, mas, incrivelmente, Ding jogou a outra vermelha; jogar a duas vermelhas de seguida é falta, mas, escandalosamente, o árbitro Colin Humphries não se pronunciou e Ding continuou a sua entrada, como se nada de irregular tivesse acontecido. Muito estranho, também, é o facto de o contador de pontos não ter registado de forma normal o valor das bolas que Ding embolsou (vermelha ilegal e preta que se seguiu) e de Stephen Maguire não ter intervido. Correram boatos de que este vídeo foi manipulado, mas Dave Hendon, jornalista da Snooker Scene e comentador do Eurosport, verificou que esta situação aconteceu mesmo.
Anteriormente, já tinha dado por vários erros graves deste árbitro, Colin Humphries, que até foi escolhido para arbitrar a final deste torneio. Humphries demostra, com muita frequência, a sua grande dificuldade em recolocar devidamente as bolas, aquando de uma repetição da jogada, quando um jogador comete falta. Em 2006, quando arbitrou o encontro entre Stephen Hendry e Nigel Bond, que o jogador inglês venceu na "negra", Humphries cometeu um erro grave que acabou por prejudicar o escocês, acabando mesmo por ser decisivo na sua derrota.
Clique na imagem para a ampliar e compare a posição da bola azul, antes da falta e depois de ter sido recolocada. Stephen Hendry acabaria por falhar a azul, numa altura crucial, visto que esta, estava agora encostada à tabela, dificultando imenso a jogada, tanto em termos de embolsamento, como também em termos de colocar a branca em boa posição para a próxima bola.
Não queremos estar a crucificar este árbitro, mas achamos que não tem mostrado competências suficientes para estar a arbitrar finais de torneios para o ranking.
4 comentários:
A fabulosa Michaela Tabb por vezes também mete o pé na argola, por vezes não deixa passar ligeiras faltas de toques do taco/corpo nas bolas; este ano, já não me lembro em que torneio, soltou uma gargalhada após o Ding ter feito uma má jogada.
Os melhores árbitros (e pelo que me apercebo são os que arbitram os jogos mais importantes) penso serem Alan Chamberlain, Eirian Williams e Jan Verhaas.
O filme foi feito. Vejam antes este video de melhor qualidade watch?v=QWNWHcMHLD4&feature=related no youtube, reparem na pontuação de ding e vejam os "desacertos" nos contornos dos números. Alguém fez o filme só por diversão, e na verdade está muito bem conseguido.
Em relação aos árbitros, acho que o melhor é Brendan Moore, que chegou apenas na época passada e, apesar de ser novato, demonstrou que é muito competente e possui um verdadeiro "olho de falcão"; penso que eu breve iremos vê-lo a arbitrar finais importantes. Em relação ao vídeo, vi várias versões e estava quase certo de que o vídeo fora manipulado, mas Dave Hendon esteve a rever o encontro inteiro no arquivo da BBC e constatou que esta situação aoconteceu mesmo, o que é inacreditável.
A Michaela Tabb soltou uma gargalha no encontro entre Ding Junhui e John Higgins, no Grand Prix; foi uma situação bastante divertida, mas não considero que tenha sido propriamente um erro, foi apenas uma ligeira desconcentração... :D
Este caso do Welsh Open é bem mais grave.
Enviar um comentário