O próximo torneio do calendário da World Snooker é o Welsh Open, que decorre entre 16 e 22 de Fevereiro, na arena do Newport Centre, no País de Gales. O Regal Welsh Open, em 1992, veio substituir o Welsh Professional Championship, que decorria desde 1980, apenas com a participação de jogadores locais. Este torneio tornou-se assim um torneio pontuável para o ranking mundial em 1992 e teve lugar no Newport Centre até 1999, altura em se deslocou a Cardiff International Arena. Em 2005, o torneio regressou a Newport, local que acolhe a edição deste ano. O primeiro vencedor do torneio, em 1992, foi Stephen Hendry que derrotou o jogador da casa, Darren Morgan, por 9-3. Hendry viria a vencer mais duas vezes o Regal Welsh Open, em 1997 e 2003. Na edição do ano passado, o vencedor foi Mark Selby, que assim arrecadava a sua primeira prova pontuável para o ranking mundial, ao vencer de uma forma verdadeiramente espectacular, Ronnie O'Sullivan por 9-8, vindo de uma desvantagem de 3 jogos (8-5).
Na edição deste ano, espera-se mais snooker de altíssima qualidade, destacando-se a presença do inglês, Jimmy White, que conseguiu chegar mais uma vez a um quadro final de um torneio de ranking. Existe uma grande expectativa em ver como estará o "Rocket", depois da libertação do seu pai há uns dias atrás. Vamos ver como estarão os jogadores da casa, Ryan Day, Mark Williams e Matthew Stevens e também Paul Davies e Ian Preece.
Para vizualizar o quadro dos jogos clique no seguinte link:
Será certamente uma semana com grandes encontros e grandes tacadas. Começa assim o "estágio" para o grande torneio do ano, o Campeonato do Mundo. A não perder, o Welsh Open, durante a próxima semana, com acompanhamento diário do "snooker planet"...
10 comentários:
A libertação do pai do Ronnie foi apenas uma licença de 3 dias, mas será interessante observar o desempenho do inglês após esse contacto, já para não falar que ele deverá estrear outro taco novo neste torneio, pois aquele que utilizou no Masters foi oferecido a um amigo.
Sim, é verdade que o pai do Ronnie foi libertado por apenas três dias, no entanto, como nós sabemos, o O'Sullivan é uma pessoa muito vulnerável e por isso o seu desempenho poderá ser prejudicado por esta situação. Não sabia que o Ronnie tinha oferecido o seu novo taco a um amigo... Será interessante vê-lo a estrear novamente um taco. Mudanças de taco, tantas vezes e em tão pouco tempo, pode influenciar a sua prestação. Mas ele é o Ronnie O'Sullivan...
Obrigado pela informação
O taco com que o Ronnie jogou o Masters foi um que ele escolheu de entre 7 ou 8 que lhe foram trazidos à pressa assim que se soube que ele tinha despedaçado o antigo. Ao que parece ele treinou apenas algumas horas com o taco que escolheu antes do 1º jogo do Masters frente ao Joe Perry.
Quando lhe perguntaram se ele estava satisfeito com o novo tacto, ele respondeu que apesar de ter as mesmas especificações do antigo não conseguia fazer determinadas jogadas com ele, por isso o taco 'substituto' teve logo os dias contados à 'nascença'.
Pois. Não existem tacos exactamente iguais e a nível profissional uma mudança de taco pode arruinar a carreira de um jogador. Vamos ver como é que ele se dá com o novo taco...
PS: O podcast do "snooker scene" para a próxima semana será uma entrevista ao John Higgins. Aguardo-a com expectativa...
Este comentário, ou melhor, dúvida, não vem muito a propósito, e está descontextualizado, mas creio que aqui estão as pessoas certas que me podem ajudar a entender um pouco melhor o jogo, uma vez que sou um recém aficionado.
1. Porque é que os árbitros dizem sempre "Fault and a miss"? e não apenas "Fault"?
2. Quais as faltas que originam uma "bola livre"?
Obrigado
1- Em poucas palavras, uma falta existe quando é infringida alguma das regras do snooker, como por exemplo tocar uma bola com alguma parte do corpo ou do vestuário.
É considerado ‘Foul & Miss’ quando a bola branca falha o contacto com a bola objecto (vermelha ou outra cor conforme o caso).
2- Bola livre acontece quando um jogador que está numa situação de snooker falha o contacto com a bola objecto e deixa a bola branca numa posição de snooker para o adversário. Nesta situação, o adversário irá beneficiar de uma bola livre.
Ambas as regras têm muito mais que se lhe diga, mas para começar estas são as ideias chave.
Obrigado Mig.
Provavelmente já é do vosso conhecimento, no entanto deixo aqui um link onde se poderá acompanhar o torneio:
http://www.justin.tv/coalhouse_
Este talvez seja melhor:
http://www.justin.tv/sportstime
Também concordo. Até ao momento esse canal está a transmitir mais frequentemente e com melhor qualidade.
Outra opção é o Eurosport Player. Com este serviço temos a possibilidade de acompanhar as mesas 1 e 2, e em excelente qualidade. A desvantagem é que não é um serviço gratuito, mas na minha opinião está a um preço acessivel e possibilita-nos assitir ao Eurosport, Eurosport 2 e Eurosport News, em directo, para além de ter transmissões exclusivas, como é o caso da transmissão completa do Welsh Open.
Para mais informações: http://videos.eurosport.com/eurosport-player/teaser.shtml
Enviar um comentário