Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Luca Brecel - o jovem prodígio belga

Já há algum tempo que tentava seguir atentamente os passos deste verdadeiro prodígio e, após o ter visto (e até ter jogado com ele) durante a Grande Final da World Series of Snooker, resolvi postar um pequeno artigo sobre este jovem jogador de 14 anos, que ao que tudo indica será uma futura estrela da modalidade.
Luca começou a jogar com 10 anos de idade e desde cedo que é acompanhado e treinado pelo jogador belga Danny Moermans, que ao ver Brecel jogar pela primeira vez ficou muito impressionado pois nunca ninguém na sua família tinha alguma vez jogado snooker. Desde então, Luca treina cerca de 5 horas por dia e tem tido uma evolução meteórica. É sem dúvida o maior talento que a Bélgica alguma vez teve e, possivelmente, poderá vir a ser um dos melhores jogadores de todos os tempos (isto se continuar a evoluir desta maneira, o que é bem possível). É já um grande referência no seu país, tendo já ganho diversos torneios, onde participaram jogadores com Bjorn Haneveer, Mario Geudens, Danny Lathouwers, entre outros. Recentemente, Luca Brecel venceu o Campeonato da Europa de sub-19, sendo o mais jovem de sempre a conseguir tal feito. Normalmente, o vencedor deste torneio recebe um wildcard para o circuito profissional, mas Luca terá de completar 16 anos de idade para isso.

Tive oportunidade de o conhecer na World Series e parece-me que Brecel está realmente talhado para ser um campeão. Vê-se que é verdadeiramente apaixonado pelo jogo, jogando com enorme prazer e as suas capacidades são sensasionais: é um soberbo embolsador de bolas (bolas longas, bolas para o buraco do meio, etc); constrói breaks de forma espectacular (grande controlo da branca, muito bom a abrir o pack, etc); tem um jogo táctico bastante evoluído; possui um cue power impressionante; apesar de ser destro, tem grande facilidade em jogar com a mão esquerda. Para além disto tudo, demonstra enorme concentração e frieza quando está na mesa, resistindo muito bem à pressão e mostra ser muito humilde e simpático...enfim, tem todos os atributos de um jogador do outro mundo. E não se esqueçam disto: tem apenas 14 anos !!! Na minha opinião, Brecel está ao nível de jogar no Main Tour e não tardará a chegar ao top 32 (e mesmo 16), quando se tornar profissional. E com isto desejo toda a sorte do mundo a Luca Brecel, que espero que consiga os seus objectivos e se torne um verdadeiro campeão !

Luca Brecel e Stephen Hendry. Será que Luca estará à altura para superar o melhor jogador de todos os tempos ? O futuro dirá...

Alguns dados:

Nome: Luca Brecel

Data de nascimento: 8 de Março de 1995

País: Bélgica

Melhor tacada em competição: 136 pontos

Primeira tacada centenária em competição: aos 12 anos (122 pontos)

Melhor tacada em treino: 148 pontos (limpeza geral com free-ball)

Tacadas máximas em treino: 30

Treinador: Danny Moermans

Taco: Acuerate 147

Patrocinadores: Connect Management e Acuerate

Jogador favorito: Mark Allen

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?