Este ano, pela primeira vez na história da Federação Portuguesa de Bilhar, vai haver um Campeonato Nacional de snooker. Excelentes notícias para os entusiastas da modalidade, pois este pode muito bem ser o início de um crescimento na prática desta modalidade em Portugal e do aumento de competições oficiais e particulares, ajudando a promover o snooker no nosso país.
Campeonato Nacional de snooker - regulamentos
Podem inscrever-se nesta prova todos os atletas com Licença Desportiva válida e que disponham de nacionalidade portuguesa.
Todas as fases da prova terão sorteio integral.
Moldes da competição
Fase distrital
- 1ª fase: disputa-se em mesas de 12 e 10 pés, com 10 bolas vermelhas, em grupos de quatro atletas em sistema de duplo KO, apurando 2 atletas de cada grupo; encontros à melhor de 5 (race to 3).
- 2ª fase: disputa-se em mesas de 12 e 10 pés, com 10 bolas vermelhas, em grupos de 8 em sistema de KO directo, apurando 1 atleta de cada grupo; encontros à melhor de 5 (race to 3)
Fase zonal
- Apura de cada zona 2 atletas para a fase final, sendo que se for necessário apurar mais ou menos altletas consoante o nº de atletas em cada zona, poderão ser adicionados ou subtraídos; sistema de KO directo, com 15 vermelhas, em mesas de 12 pés; encontros à melhor de 7 (race to 4).
Fase final
- Será disputada por 8 jogadores, em sistema de KO directo, em mesas de 12 pés, com 15 bolas vermelhas; jogos à melhor de 9 (race to 5) até às meias finais, sendo que a final será jogada à melhor de 11 (race to 6); o vencedor receberá o título de campeão nacional, troféu e faixa de campeão e o acesso ao Campeonato da Europa da EBSA; aos restantes serão atribuídas medalhas e vouchers de material desportivo.
Fonte: www.fpbilhar.pt/site/
1 comentários:
Como se obtem a licença desportiva?
Enviar um comentário