Shaun Murphy colocou um ponto final na sucessão de vitórias de Ronnie O'Sullivan, que tinha vencido a Premier League nas suas últimas 5 edições. Este ano O'Sullivan não impressionou, mesmo assim era o favorito a vencer esta final, facto que foi totalmente contrariado pela excelência do seu opositor.
O actual campeão do UK Championship entrou com tudo, vencendo o primeiro jogo com uma tacada 111 pontos. O'Sullivan teve oportunidade para empatar, mas acabou por entregar o jogo ao seu adversário, que o concluiu com um break de 47. Murphy dilatou, ainda, o resultado, ao ganhar o 3º jogo com grande tranquilidade. O inglês estava a tacar bem, confiante e a realizar uma boa exibição, sendo que o mesmo não se podia dizer do seu adversário, que cometia demasiados erros. Murphy foi o primeiro a pontuar na 4ª partida, mas permitiu que O'Sullivan recuperasse; o inglês tinha já o jogo ganho quando um erro incrível permitiu que Murphy pudesse ainda empatar, no entanto, isto acabou por não acontecer, acabando mesmo por ser O'Sullivan a ganhar, na preta. Aliviado, o ainda campeão em título aproveitou para reduzir, com uma entrada de 88. A partida antes do intervalo foi muito emocionante e até podia ter sido decisiva para o resultado final: Shaun Murphy tinha tudo para se colocar a vencer por 4-2, mas falhou a bola de jogo, permitindo que o seu adversário empatasse, com uma fantástica limpeza de 49 pontos. Muita gente deve ter pensado que Murphy iria ficar abalado, mas foi precisamente o contrário que se passou. O inglês regressou determinadíssimo, vencendo 3 jogos consecutivos, com breaks de 33, 75 e 63, sem que O'Sullivan tivesse grandes hipóteses. Ao falhar uma bola longa, que foi um caso raro durante o encontro, Shaun Murphy permitiu que o seu adversário pontuasse, mas O'Sullivan acabou por se ficar pelos 67, deixando ainda 67 pontos na mesa. Com uma soberba defesa, Murphy conseguiu um snooker. O'Sullivan falhou por duas vezes, sendo que à terceira, numa jogada de frustração, acabou por espalhar as bolas que se encontravam mais difíceis. Com muita frieza, Murphy limpou a mesa com 67, sagrando-se, assim, o campeão da Premier League 2009.
Shaun Murphy 7-3 Ronnie O'Sullivan
Esta foi uma belíssima vitória de Shaun Murphy que, depois de ter estado algo irregular na fase de grupos, conseguiu duas exibições extremamente convicentes durante este fim de semana. De salientar a atitude positiva do inglês, a sua tremenda técnica a funcionar muito bem, fortíssimo nas bolas longas e com bastante frieza nas alturas decisivas. O'Sullivan não foi suficienemente forte para mercer a vitória, tratando-se de um resultado totalmente merecido para o número 3 do mundo, que irá agora tentar defender o seu título do UK Championship, já na próxima semana. Murphy era um dos jogadores que mais prometia à partida para esta época, mas perdeu um pouco a confiança a certa altura, sendo que este triunfo pode muito bem ajudar a recuperá-la.
3 comentários:
E acabou assim mais uma edição da Premier League que se revelou bastante interessante em 2009... Maior equilibrio, boa qualidade, boa audiência e o fim desejado de um longo reinado... ;)
Fiquei mesmo satisfeito. O ronnie nada fez para passar à semi final, simplesmente usufruiu de uma conjugação de resultados utópicos.
Era aí que devia ter acabado a sua participação, mas não tendo sido possível foi com agrado que vi o tareão que o Murphy lhe deu.
Os fans de ronnie que se preparem, a sua carreira já está claramente em descida acentuada.
A verdade é que neste fim-de-semana decisivo a fase de grupos já não vale de nada... O Higgins que até à meia-final ainda não tinha perdido e tinha sido claramente o melhor jogador da fase de grupos acabou por ser afastado pelo Murphy, que dos quatro jogadores que chegaram às meias-finais foi talvez o pior ou o mais inconsistente...
--------------------------
O Ronnie está evidentemente a perder qualidades, no entanto este nível de jogo ainda é suficiente para mantê-lo no "top" por mais um anos... :S
--------------------------
O Eurosport vai transmitir alguns momentos das qualificações para o UK Championship, que terminam hoje, na Quinta-feira, por volta das 12h45.
O "totosnooker" terá inicio hoje à noite...
Enviar um comentário