A próxima semana pode ser considerada uma das semana mais importantes na história do snooker. O snooker tem passado por momentos dificeis nos últimos anos, quer a nível financeiro, quer a nível de organização desportiva. Os jogadores têm vindo a exigir mais competição, contudo é um facto que a presente época será constítuida apenas por seis, possivelmente sete, torneios de ranking, muito pouco para as aspirações de um desporto que se quer tornar competitivo, a nível global.
A actual direcção da World Snooker Association, dirigida por Sir Rodney Walker, decidiu colocar a decisão da sua continuidade nas "mãos" dos jogadores, na assembleia anual que tem lugar na próxima quarta-feira. Se os jogadores confiarem novamente em Walker, este será presidente por mais uns longos meses. No entanto, Barry Hearn, perito em promover diversos desportos e actual presidente da Professional Darts Corporation (PDC), um enorme sucesso desportivo, decidiu aceitar o cargo de presidente da WPBSA se Walker não for reeleito.
PDC Darts
Hearn, apoiado pela Snooker Players Association (SPA), uma união de jogadores que tem tentado entrar em conversações com a WSA sem ter qualquer resposta por parte desta última, teve já um importante papel no desenvolvimento do snooker nos anos 80 e actualmente organiza quer a Premier League, quer a Championship League, ambas competições repletas de sucesso. De facto, não me recordo de ver um evento da Premier League que não estivesse completamente lotado a nível de audiência. Se Hearn se tornasse o novo presidente, certamente muita coisa iria ser diferente...
Premier League Snooker
Sir Rodney Walker e os seus vice-presidentes anunciaram um plano de uma "World Snooker Tour" completamente diferente do que existe actualmente. Através de um acordo com a IMG, a maior empresa de promoção de eventos desportivos e de entretenimento a nível mundial, a World Snooker pensa criar nove novos torneios de ranking, já para a próxima época, num total seriam 15 torneios de ranking mais os torneios por convite. Todos estes eventos teriam lugar em diversas zonas do Globo, onde Portugal seria dos principais candidatos, visto que já acolheu a Grande Final da World Series of Snooker, ainda este ano. O objectivo seria tornar o snooker um desporto global, tal como o golfe e o ténis. Este anúncio surpreendeu tudo e todos, sendo esta a melhor ideia para o futuro do desporto, no entanto será que Sir Walker cumprirá tudo aquilo que prometeu? Será que este merece mais um voto de confiança por parte dos jogadores? Steve Davis, Presidente da SPA, diz que não. O seis vezes campeão do mundo afirma que o formato da nova "World Snooker Tour" é o ideal para os objectivos dos jogadores e do desporto em si, no entanto este projecto só seria possivel sem a incompetência da actual presidência.
A questão que se levanta é a seguinte: Será que esta última "cartada" por parte da comitiva de Sir Rodney Walker será suficiente para o manter por mais algum tempo no cargo ou os jogadores terão bom senso e não confiarão novamente em Walker, dando lugar ao homem que mudará o rumo do snooker, Barry Hearn?
0 comentários:
Enviar um comentário