Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Snoóscares 2009 - Acontecimento do ano (fora da mesa)



2009 foi um ano que trouxe importantes mudanças no mundo do snooker. Os últimos tempos não têm sido facéis para o desporto. Apesar de Sir Rodney Walker ter "estabilizado" as finanças da World Snooker Association, os problemas continuaram a surgir. O Masters, um torneio com enorme prestígio, foi a primeira prova do ano. Apesar da boa qualidade do torneio, faltou um patrocinador oficial, sendo assim, a World Snooker foi obrigada a desembolsar todo o prize-money. Pensava-se que iria acontecer o mesmo com o mais importante torneio da época, o Campeonato do Mundo, mas, como por milagre, poucos dias antes do começo da prova foi anunciado um novo patrocinador, a Betfred.com.
Walker cada vez mais pressionado anuncia um novo formato, o "Super 6s". As mesas oficiais deixaram de ser Riley e passaram a ser Star.


É anunciada uma nova competição, a Pro Challenge Series. Por um lado, estes novos eventos acabam por ser positivos, possibilitando mais competição aos jogadores, contudo o formato não é o melhor. A adesão dos jogadores não foi a maior, mas não foi acabou por ser razoável.O interesse em participar seria certamente maior se houvessem pontos de ranking em disputa...
Os jogadores querem mais competição, mais prize-money, mais diversão... Existe uma esperança...
"A próxima semana pode ser considerada uma das semana mais importantes na história do snooker. O snooker tem passado por momentos dificeis nos últimos anos, quer a nível financeiro, quer a nível de organização desportiva. Os jogadores têm vindo a exigir mais competição, contudo é um facto que a presente época será constítuida apenas por seis, possivelmente sete, torneios de ranking, muito pouco para as aspirações de um desporto que se quer tornar competitivo, a nível global.

A actual direcção da World Snooker Association, dirigida por Sir Rodney Walker, decidiu colocar a decisão da sua continuidade nas "mãos" dos jogadores, na assembleia anual que tem lugar na próxima quarta-feira. Se os jogadores confiarem novamente em Walker, este será presidente por mais uns longos meses. No entanto, Barry Hearn, perito em promover diversos desportos e actual presidente da Professional Darts Corporation (PDC), um enorme sucesso desportivo, decidiu aceitar o cargo de presidente da WPBSA se Walker não for reeleito."

Esta era sem dúvida a grande oportunidade para os jogadores mostrarem o seu descontentamente com a actual situação do snooker e darem um voto de confiança a um possível novo presidente, Barry Hearn.
 "Hearn, apoiado pela Snooker Players Association (SPA), uma união de jogadores que tem tentado entrar em conversações com a WSA sem ter qualquer resposta por parte desta última, teve já um importante papel no desenvolvimento do snooker nos anos 80 e actualmente organiza quer a Premier League, quer a Championship League, ambas competições repletas de sucesso. De facto, não me recordo de ver um evento da Premier League que não estivesse completamente lotado a nível de audiência. Se Hearn se tornasse o novo presidente, certamente muita coisa iria ser diferente..."
Sir Rodney Walker ainda tentou um "último golpe" para tentar convencer os jogadores a acreditarem no seu projecto. E que projecto!...


"Sir Rodney Walker e os seus vice-presidentes anunciaram um plano de uma "World Snooker Tour" completamente diferente do que existe actualmente. Através de um acordo com a IMG, a maior empresa de promoção de eventos desportivos e de entretenimento a nível mundial, a World Snooker pensa criar nove novos torneios de ranking, já para a próxima época, num total seriam 15 torneios de ranking mais os torneios por convite. Todos estes eventos teriam lugar em diversas zonas do Globo, onde Portugal seria dos principais candidatos, visto que já acolheu a Grande Final da World Series of Snooker, ainda este ano. O objectivo seria tornar o snooker um desporto global, tal como o golfe e o ténis. Este anúncio surpreendeu tudo e todos, sendo esta a melhor ideia para o futuro do desporto, no entanto será que Sir Walker cumprirá tudo aquilo que prometeu? Será que este merece mais um voto de confiança por parte dos jogadores? Steve Davis, Presidente da SPA, diz que não. O seis vezes campeão do mundo afirma que o formato da nova "World Snooker Tour" é o ideal para os objectivos dos jogadores e do desporto em si, no entanto este projecto só seria possivel sem a incompetência da actual presidência."
Questionava-se se esta última "cartada" de Walker iria mudar a opinião dos jogadores. A resposta surgiu poucos dias depois...
"O encontro anual, em Sheffield na passada quarta-feira ditou a saída de Sir Rodney Walker, bem como de Jim McMahon e Mike Dunn da direcção da World Snooker Association. Restam agora dois membros da antiga direcção, Lee Doyle e Hammish McInnes, que ontem tiveram já uma reunião com Barry Hearn, onde foi decidido que este, como presidente, e Steve Davis passariam a fazer parte da nova direcção, sendo que a oficialização desta decisão tem lugar a 16 de Dezembro. Esperemos, sinceramente, que Hearn e a sua direcção voltem a dar um rumo de sucesso ao snooker, no entanto o caminho é difícil e esperemos que todos os fãs do desporto apoiam esta força de mudança."

Este foi o acontecimento do ano. Hearn começará com o seu projecto em 2010. Como pessoa inteligente que é, podemos esperar mais competição, mais prize-money, mais diversão e acima de tudo mais competência. O snooker tem tudo para ser um desporto global, tal como o ténis ou o golfe e Hearn é a pessoa certa para levar este grande desporto a esse patamar. O exemplo dos dardos. Quando Hearn se tornou presidente da PDC este desporto tinha um prize-money anual de 200000£. Actualmente mais de 5 milhões de libras estão em jogo por ano e o sucesso é enorme. Reparem neste vídeo com momentos de um encontro no Campeonato do Mundo de dardos, que está actualmente a decorrer.

         

O sucesso é evidente, contudo os meios para haver sucesso também no snooker não serão claramente os mesmos. Em 2010 estamos à espera de "pequena" revolução!

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?