Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Snoóscares 2009 - "Melhor jogador"



Esta categoria foi, sem dúvida, uma das que nos causou menos indecisão este ano. Existe uma tendência para que a qualidade dos jogadores seja cada vez mais semelhante, no entanto existirá sempre a distinção entre bons jogadores e grandes jogadores, verdadeiras lendas do desporto.


Em 2008, Ronnie O'Sullivan foi considerado o "jogador do ano", visto que foi o jogador que exibiu maior qualidade e consistência. No ano de 2009 houve igualmente um dominador. Sendo assim, o melhor jogador em 2009 foi, claramente, John Higgins. Higgins, durante os últimos 12 meses exibiu uma consistência poucas vezes vista na história do snooker, conseguindo estar a um alto nível em todos os torneios que disputou.
No Masters, Higgins esteve perto do seu melhor jogo, mas de uma forma um pouco inacreditável, a sorte não esteve do seu lado, chegando, mesmo assim, às meias-finais do torneio. Seguiu-se o Welsh Open, o pior torneio de John Higgins em 2009, tendo sido derrotado nos oitavos-de-final. A partir daí chegou à final do Open da China, venceu pela terceira vez o Campeonato do Mundo, alcançou a final da World Series of Snooker, meias-finais no Shanghai Masters, meias-finais do Grand Prix, meias-finais da Premier League Snooker e final do UK Championship. No Open da China é de destacar que na 1º ronda esteve a perder por 4-0, frente a Anthony Hamilton, acabando por vencer por 5-4. No Campeonato do Mundo esteve soberbo, demonstrando o porquê de ser um verdadeiro "match player". Steve Davis, descreve-o como o jogador mais completo que alguma vez jogou snooker. Sob pressão, é talvez o melhor jogador do mundo. Nos oitavos-de-final e nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo venceu na "negra", com apenas uma entrada e na final, com o seu soberbo jogo defensivo, não deu hipóteses a Shaun Murphy. Higgins sagrou-se assim, pela terceira vez, campeão do mundo. O escocês é nº 1 do ranking provisório e tem tudo para ser nº 1 do mundo na próxima época. O seu "nickname" é "Wizard of Wishaw" e não há dúvidas que foram muitos os momentos mágicos que John Higgins nos proporcionou ao longo deste ano.
Higgins não é só um campeão na mesa; é também um homem de família e um divulgador do desporto que ama. Veja os últimos momentos da vitória de John Higgins no Campeonato do Mundo de 2009...






Em segundo lugar, nesta categoria, ficou Neil Robertson. O australiano foi talvez o jogador que mais evoluiu nos últimos meses, principalmente a nível táctico. Em 2008, Robertson, era apenas um jogador com um bom jogo ofensivo; em 2009, Robertson, é um jogador bem mais completo. O seu jogo defensivo está bem melhor, e Neil sabe quando tem que o usar, bem como o seu jogo posiocional e a sua selecção de jogadas melhoraram substancialmente. Chegou às meias-finais do Campeonato do Mundo, mas foi no Grand Prix que mostrou ser um dos melhores jogadores da actualidade, realizando um torneio magnifico.


Em terceiro lugar temos Ding Junhui. A jovem estrela chinesa, recuperou do mau momento de forma dos últimos anos e voltou a assumir o lugar de candidato à vitória a todos os torneios. Junhui é um jogador de classe. A nível de construção de break, o chinês está ao nível de Higgins, Ronnie e Hendry, no entanto haviam dúvidas quanto aos outros aspectos do seu jogo, contudo Junhui provou defender melhor, ter melhor shot-selection e sobretudo ter um "jogo mental" mais forte. O exemplo foi a excelente vitória no UK Championship. O próximo objectivo é subir mais um patamar e vencer o Campeonato do Mundo...


Em quarto lugar ficou Shaun Murphy. Murphy teve um bom ano, sem dúvida, no entanto, ainda se espera mais e melhor deste jogador. No Campeonato do Mundo esteve perto de triunfar novamente, sendo parado por Higgins na final. Começou bem a época 2009/2010, depois de ter ganho alguns torneios na pré-época, com destaque para a World Series of Snooker. No Shanghai Masters chegou à meia-final, no entanto desiludiu bastante no Grand Prix, perdendo na 1ª ronda. Venceu a Premier League Snooker, acabando com a onda de vitórias de Ronnie O'Sullivan, apesar de não ter estado particularmente bem na fase de grupos. Contudo, voltou a estar menos bem no UK Championship, sendo derrotado por Ding Junhui na segunda ronda. Murphy ainda não alcançou a consistência a que nos habituara, mas quando está ao seu melhor é um prazer vê-lo jogar.

Em 2010 será que vamos ter novamente um "dominador" ou vai haver um maior equilibrio?

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?