Como sabem, este ano realizou-se o 1º Campeonato Nacional de Snooker, cujo vencedor foi o barcelense Paulo Pereira. Embora reconhecendo as qualidades do nosso campeão nacional, seria quase impossível prever que Paulo Pereira tivesse uma prestação tão boa no Campeonato da Europa, prova para a qual se apurou ao conquistar o título nacional. Estas baixas expectativas deviam-se, naturalmente, ao baixo grau de desenvolvimento do snooker em Portugal, comparativamente com os outros países representados em Bucareste. No entanto, Paulo Pereira surpreendeu tudo e todos, conseguindo uma brilhante prestação que, para além de ter deixado os portugueses cheios de alegria, lhe valeu fortes elogios por parte de várias pessoas ligadas ao snooker (jogadores, dirigentes, etc.), presentes no Campeonato da Europa de Amadores 2010.
Como sabemos, Paulo Pereira é, orgininalmente, jogador de pool e não possui uma técnica de snooker, o que o limitava bastante em relação aos seus adversários. Para além disso, começou a jogar snooker apenas este ano e desde o Campeonato Nacional só teve a oportunidade de treinar por 2 ou 3 vezes! O taco que utilizou não tinha qualidade e as suas dimensões não eram adequadas. Naturalmente que estes factores tão condicionantes só poderiam levar a uma prestação extremamente discreta que, ainda assim, seria boa para a experiência. Mas apesar de todas estas contrariedades, o jogador português superou todas as expectativas e chegou mesmo a estar a um passo de avançar para o quadro final, realizando exibições de encher o olho, com destaque para a sua tremenda capacidade de embolsar bolas, que até lhe valeram aplausos do público, tal como me foi contado pessoalmente.
Paulo Pereira começou em grande, com duas vitórias frente a jogadores locais, por 4-0 e 4-2, que, embora fossem os mais fracos do grupo, eram jogadores que apresentavam alguma qualidade: Cristian Razvan, top 16 romeno, e Mario Amza, um jovem talentoso. Depois deste início avassalador, o campeão nacional defrontou um dos seus adversários directos na disputa do apuramento para a próxima fase, o experiente filandês, Aki Suutari. Paulo Pereira deu muita luta, mas a sua inexperiência nestas adanças acabou por custar-lhe caro, saindo derrotado, por 4-2. As contas complicaram-se, assim, para o jogador português que, no jogo seguinte, defrontou o jogador mais cotado do grupo (que acabou por, mais tarde, vencer a prova), o prodígio de 15 anos, Luca Brecel. Esta foi, sem dúvida, a melhor exibição de Paulo Pereira, que fez um jogo soberbo, dando imensa luta ao belga que, à excepção deste encontro, venceu sempre confortavelmente. Brecel falhou bola de jogo e Pereira limpou a mesa, forçando a "negra". No entanto, acabou por perder pela margem mínima, o que, ainda assim, deixou-o muito satisfeito com a sua prestação. Não há dois dias iguais e o encontro seguinte correu mal ao português, que não esteve bem e perdeu por 4-0 frente ao cipriota George Louca. Para sonhar, ainda, com a passagem à fase seguinte, era preciso vencer o lituano Henrikas Strolias; o jogador de Barcelos esteve muito perto de o conseguir, mas acabou por sucumbir, novamente, no jogo decisivo. No seu encontro de despedida, defrontou mais um adversário forte, Alastair Wilson, que lhe ganhou por 4-1.
2 vitórias e 5 derrotas (mas 2 delas pela margem mínima, frente a adversários de grande qualidade) ilustram bem o feito do jogador português, que alcançou um honroso 6º lugar no seu grupo que, apesar de tudo, soube a pouco, depois de ter estado quase até ao fim na luta pelo apuramento. O destaque vai, inteiramente, para o encontro frente a Luca Brecel (o campeão da Europa), onde, segundo alguns relatos, fez um jogo fantástico. Um saldo 100% positivo para esta primeira presença de um português em provas de snooker internacionais. Certamente que, nos próximos anos, teremos mais apurados, com um número crescente de ano para ano, aumentando, assim, as possibilidades de conseguirmos mais prestações de qualidade e honrar o nome do nosso país, projectando-o, aos poucos, no panorama internacional do snooker. Parabéns Paulo Pereira!!!
Em breve iremos publicar uma entrevista completa onde o campeão nacional, que até já tem perfil no Global Snooker, irá relatar as suas experiências.
0 comentários:
Enviar um comentário