Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Vasco Ferreira é o vencedor do 1º Campeonato de Snooker da BSA


O primeiro torneio de snooker realizado na BSA, a contar já para a tabela de ranking da academia, contou com a presença de 20 jogadores, divididos em 4 grupos de 5 jogadores. Entre eles contavam-se, maioritariamente, jogadores do Norte, mas também 2 jogadores de Lisboa e 3 de Alcobaça que, incentivados e com vontade em participar, deslocaram-se à BSA (Matosinhos) para disputarem o torneio. Alguns dos participantes foram jogadores de pool, sendo que muitos deles irão continuar a praticar, também, esta modalidade que começa a ganhar projecção no nosso país (snooker), ou mesmo passar a dedicar-se mais ao snooker do que ao pool do qual são originários, o que prova bem a paixão que este jogo cria, algo totalmente diferente de qualquer modalidade de bilhar ou pool, que não podem ser, de maneira nenhuma, confudidas com o snooker, um desporto de outra classe e, também, de outra exigência técnica e prática.


De entre todos os jogadores, gostaríamos de salientar, principalmente dois deles (os justíssimos finalistas): Vasco Ferreira e Luís Alves, que ao longo desta semana foram, sem quaisquer dúvidas, aqueles que praticaram melhor snooker, que mais breaks de registo construíram e que mais espectáculo deram, optando sempre por um estilo de jogo ofensivo e eficaz, extremamente agradável para quem vê. Destaque, ainda, para outro jovem, João Santos (de Alcobaça), que conseguiu o 3º lugar e, também, António Couto, que pelo seu fair play e desportivismo, pela sua postura e maneira de estar, bem como todo o seu gosto pela modalidade, a sua prestabilidade e simaptia ao longo do torneio, será distinguido com uma medalha de honra. Os três primeiros classificados, para além das horas para treinar na BSA e dos troféus, receberam o respectivo taco, sendo que o BCE Grand Master GM11 do 1º lugar foi oferecido pela Snooker Planet, que "apadrinhou" este primeiro evento da academia.


António Couto, premiado pelo seu fair play e gosto pela modalidade, bem como por toda ajuda que nos deu durante a realização do torneio, mostrando-se, sempre, prestável, eficaz e com grande entusiasmo.

Depois da fase de grupos, 8 jogadores foram apurados para o quadro final. De entre eles, salientavam-se nomes como Luís Alves, Carlos Eduardo, Vasco Ferreira ou Miguel Vinha, que se mostravam como os principais candidatos à vitória; jogadores cotados como Hugo Góis, João Esteves da Silva ou Pedro Vaquinhas, ficaram abaixo das expectativas, sendo logo eliminados na fase inicial. Luís Alves, vice-campeão nacional, avançou para a final com relativo à vontade, enquanto que Vasco Ferreira se lhe juntou, após uma vitória dramática sobre Miguel Vinha, por 3-2. No encontro decisivo, jogado na mesa oficial, Vasco Ferreira acabou por levar a melhor, novamente na "negra", recuperando de uma desvantagem de 1-3. Uma excelente vitória do jogador de Gaia, que mostrou toda sua determinação, talento e técnica ao longo do torneio, ocupando, assim, o 1º lugar do ranking provisório da academia. A melhor tacada da prova foi realizada por Luís Alves (53 pontos), superando os 52 de Miguel Vinha; a melhor tacada de Vasco Ferreira foi 44 pontos, por duas vezes.


Vasco Ferreira, Hugo Góis e Humberto Barbosa.

Depois deste, haverão muito mais torneios e, ainda, os constantes desafios na tabela de ranking, que permitirão aos jogadores tentar subir lugares no ranking, independentemente dos seus resultados nos torneios. Mesmo sem participar em alguns torneios ou, então, havendo algum que corra pior, os jogadores terão sempre hipótese de recuperar, podendo mesmo atingir o topo da tabela, desafiando os adversários do ranking, uma forma de encontrar uma competição regular e dinamizadora na academia. Contamos com todos vós!

2 comentários:

Ander Isuskiza disse...

Nice to see new competitions in Portugal ;)

Francisco Domingues disse...

Tens de começar a dizer umas coisas em português senhor Ander :P

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?