
Esta foi a primeira final a nível profissional entre dois jogadores asiáticos e foi o jogador mais jovem e com mais sucesso na carreira, Junhui, que começou melhor.
Ding esteve brilhante no inicio do encontro com entradas de 120 e 74 pontos, contudo Fu respondeu com uma entrada de 80 e teve hipóteses de vencer a quarta partida, mas um erro na castanha deu uma vantagem de duas partidas para Ding ao intervalo da sessão. Alguns erros começaram a aparecer e foi Fu que mais facilitou, permitindo um resultado de 6-2, favorável a Ding, ficando assim a apenas quatra partidas do triunfo. Mas Fu começou a segunda sessão com grande determinação, recuperando a forma que demonstrou na meia-final frente a Jamie Cope. Depois de vencer as primeiras duas partidas desta sessão final, acabaria por perder de forma surpreendente a 11ª partida, que viria a ser o momento crucial deste encontro. Depois de Fu ter o jogo nas mãos, Ding Junhui conseguiu um snooker fantástico que acabaria por forçar o erro do seu adversário e o consequente 7-4. A partir daí a hegemonia de Junhui regressou e mais três entradas acima dos 80 pontos permitiram esta grande vitória e a vingança da derrota na final em 2007 deste mesmo torneio. Foi também a vingança contra Fu, que ganhara a final dos jogos asiáticos no passado Novembro.
Depois de Ding ter perdido por 10-3 frente a Ronnie O'Sullivan na final do Masters de 2007, desta vez demonstrou ser um jogador e uma pessoa bem mais madura e não permitiu que essas más memórias o influenciassem. Uma final que foi vista por mais de 100 milhões de pessoas, apenas na China, o que revela o potencial que este desporto tem também a nível global.
Uma excelente vitória para Ding que esteve sempre muito bem ao longo de uma prova algo estranha, dado os muitos resultados surpreendentes principalmente na primeira ronda, onde apenas um dos oito cabeças-de-série seguiram em frente. Marco Fu, apesar da derrota, só pode tirar conclusões positivas desta semana, pois voltou a mostrar a qualidade e a confiança a que nos habituara nos últimos anos.
Um torneio surpreendente que acabou com uma final entre dois jogadores asiáticos. Impensável há uns anos, mas este é o fruto do inicio da globalização e evolução do snooker.
0 comentários:
Enviar um comentário