Numa final de grande qualidade frente a Mark Selby, o jovem Judd Trump arrecadou o primeiro título pontuável para o ranking mundial, assumindo-se assim ainda mais como uma grande promessa para o futuro do desporto.
Judd Trump 10-8 Mark Selby
O jogador de 21 anos derrotou Mark Selby num encontro com seis entradas superiores a 100 pontos, três para cada jogador, e mais dez acima da meia centena de pontos. Trump arrecada assim um cheque de £60000 pela vitória no mais importante torneio realizado em território chinês.
Trump entrou nesta final da melhor forma com um break de 104 pontos na primeira partida. Teve novamente uma boa oportunidade na segunda partida, mas depois de falhar uma difícil bolha vermelha Mark Selby voltou a igualar o marcador com uma entrada de 88 pontos. A terceira partida foi mais disputada e mais táctica e surpreendentemente foi o menos experiente, Judd Trump, que acabou por regressar à liderança. Com um pouco de sorte à mistura, Trump conseguiu levar uma vantagem de duas partidas para o intervalo da sessão, depois de outro break de 104 pontos. Na quinta partida, Trump acabou por pagar caro uma má opção táctica e Selby voltou a não desperdiçar a oportunidade realizando uma entrada de 90 pontos. Selby teve tudo para empatar o encontro, mas depois de fazer um break de 53 pontos não conseguiu defender da melhor forma e Trump limpou a mesa para alargar de novo a sua vantagem. As oportunidades sucediam-se para Selby, no entanto havia sempre qualquer coisa que não resultava e Trump manteve sempre um nível de jogo muito elevado, conseguindo o 5-2 a seu favor. Na última partida desta sessão Selby conseguiu reduzir a desvantagem para duas partidas, deixando tudo em aberto para a sessão final.
A segunda sessão ainda seria melhor que a primeira. Trump conseguiu o 6-3, mas para isso acontecer ainda teve que sofrer. Depois de fazer uma excelente entrada de 68 pontos, Selby precisava de três snookers e conseguiu-os de uma forma espectacular, depois de demonstrar todo o seu conhecimento táctico e defensivo. Selby cometeria, contudo, um erro fatal que permitiria a Judd Trump concluir a vitória na nona partida. Selby aumentou os seus níveis de concentração e determinado produziu entradas de 132 e 66 pontos, reduzindo para 6-5. Trump não ficou afectado com o snooker de grande nível exibido por Selby nas últimas partidas e respondeu com uma fantástica entrada de 113 pontos, garantindo-lhe a mesma vantagem que trazia da primeira sessão para o intervalo da sessão da noite, na China. No regresso, Selby continuou a jogar praticamente de forma perfeita e uma fantástica entrada de 134 pontos reduziu novamente a desvantagem para uma partida. Trump voltaria a afastar-se no marcador na partida seguinte, mas Mark Selby produziria mais um break acima dos 100 pontos para fazer o 8-7. Depois de um longo período de liderança por parte de Trump, Selby conseguiria voltar a empatar o encontro a oito partidas. Uma entrada acima dos 50 pontos seria suficiente para Trump ficar a apenas uma partida do triunfo, apesar das excelentes jogadas defensivas do seu adversário. Selby teve uma grande oportunidade de levar a decisão do encontro para a 19ª e última partida possível, mas Trump mostrou toda a sua classe, aguentou a pressão e limpou a mesa com uma entrada de 57 pontos.
Uma excelente vitória num excelente encontro. Houve de tudo, desde as excelentes bolas longas de Trump ao soberbo jogo defensivo de Selby. Estes dois jogadores proporcionaram uma das melhores finais de sempre. Este é o ponto alto da breve carreira de Judd Trump. Certamente a primeira de muitas vitórias para este jovem talento...
É muito bom para o snooker que comecem a aparecer jovens com qualidade para ganhar títulos, numa altura em que, felizmente, a "velha guarda" ainda continua a mostrar toda a sua classe, principalmente Higgins e Williams. Trump irá defrontar na primeira ronda do Campeonato do Mundo o defensor do título, Neil Robertson, num encontro que promete imenso. Que forma de inaugurar a edição 2011 do mais importante torneio de snooker! Os melhores jogadores do mundo rumam ao Crucible Theatre e a partir de 16 de Abril disputarão o título mais desejado de todos.
0 comentários:
Enviar um comentário