Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

À conversa com... Stuart Bingham


É o regresso desta nossa rubrica de entrevistas e desta vez estivemos "à conversa" com Stuart Bingham, que ocupa actualmente a 12ª posição no ranking mundial, tendo vencido nesta época o Australian Open, o seu primeiro título como profissional, em 16 anos de carreira. 


Tivemos claramente que falar sobre o Open da Austrália, mas também quisemos saber o que ele pensa do snooker actual e o que pode ser feito no futuro. 

---------------------------------------------------

Quais eram as tuas expectativas para o Australian Open?

Eu estava à espera apenas de passar algumas rondas e ter um bom desempenho, uma vez que foi numa fase inicial da temporada.

Derrotaste alguns jogadores de top no rumo para a vitória neste torneio. Qual foi o encontro mais difícil de vencer?

Foram todos complicados, mas o que me causou mais dificuldades tem mesmo que ser a final tendo em conta que o Mark Williams era, na altura, o nº 1 do mundo e esta era apenas a minha primeira final, por isso as emoções estavam ao rubro!

A perder por 8-5 na final ainda acreditavas que poderias recuperar e vencer?

Lá no fundo eu acreditava, mas da forma como o encontro estava a decorrer eu pensei que a minha oportunidade de ganhar tinha acabado e o Mark estava a jogar snooker de grande qualidade. No entanto, as coisas mudaram e eu comecei a melhorar (a jogar bem como acontecera durante a semana) e o resto é história!


Como é que sentiste ao vencer a tua primeira prova pontuável para o ranking mundial?

Foi espectacular! Uma coisa que eu andava a tentar há mais de 16 anos e todas as horas de treino acabaram por compensar. Eu fiquei um pouco triste ao mesmo tempo porque não tinha ninguém da minha família ou amigos para celebrar lá na Austrália.

Esta vitória colocou-te dentro da elite do top 16 à frente de nomes como Ronnie O'Sullivan. Como é que te sentes em relação a isto e qual é o teu objectivo em termos de ranking?

Sinto-me muito bem por me ver numa posição tão boa no ranking, mas agora quero chegar ainda mais alto. O meu objectivo para o resto da época é alcançar o top 8 e depois as possibilidades são infinitas.

Pensas que este novo sistema de ranking é melhor do que o anterior?

Eu penso que é um pouco mais justo porque beneficia os jogadores que estão a jogar melhor, de uma forma mais imediata. Jogadores como Dominic Dale e Ricky Walden, que ganharam torneios, não acabaram no top 16 no fim do respectivo ano. O meu caso é diferente. Agora estarei presente no Masters e convidado para outros torneios devido a este novo sistema e portanto eu estou claramente a favor!

Como é lidas com os momentos de pressão, onde o mínimo erro pode ditar a derrota?

Não tenho bem a certeza. Eu acho que quando estou a jogar não estou a pensar que vou falhar, mas apenas a tentar manter a concentração e aplicar todas as minhas rotinas e marcar bolas. Mas é mais fácil dizer do que fazer! 

Como é que descreves uma sessão de treino normal? Há algum exercício que treines antes de um encontro importante?

Eu treino entre 2 a 4 horas sozinho, mas quando estou a treinar com outros jogadores a duração é de cerca de 6 horas. Eu tento praticar todos os aspectos do jogo, bolas longas, construção de break, defesa, etc. Antes de um jogo eu apenas espalho as bolas pela mesa e marco-as para testar se estou a tacar bem. 

Qual foi o melhor encontro em que estiveste envolvido?

Boa questão! Eu suponho que tenha que ser mesmo a final do Australian Open. Teve de tudo! Estive a liderar no início, depois o Mark Williams empatou ao fim da primeira sessão. De seguida, vi-me com uma grande desvantagem e depois acabei por vencer as últimas quatro partidas.

O snooker entrou numa nova era depois da chegada de Barry Hearn. O que é que ele trouxe para o snooker e o que pode ser feito no futuro?
"Sou um grande fã!"
Ele proporcionou mais torneios e fez-nos a todos nós mais ocupados, o que agrada a uns e desagrada a outros, mas eu sou um grande fã do Barry! Tenho viajado por toda a Europa para disputar torneios que são pontuáveis para o ranking, os PTC's. O principal objectivo dos PTC's é torná-los em grandes provas de ranking.

Acreditas que o snooker pode alcançar uma globalização, tal como o ténis ou o golfe?

Eu penso que não, mas o presidente está a tentar de tudo! Espero que consigamos chegar lá, mas se acontecer será daqui a cerca de 10 anos. 

Que conselho podes dar àqueles que querem progredir no snooker?

Treinar muito, dedicar-se ao snooker e acreditar que um dia conseguirás chegar onde queres. Isto foi o que eu fiz!

Define snooker em 3 palavras.

Agradável, intenso e interessante.

Finalmente, deixa uma mensagem para os fãs portugueses.

Espero que gostem das minhas respotas e espero também que muito brevemente possa haver uma prova de ranking em Portugal! Se houver venham ter comigo dizer olá! Feliz Natal e Feliz Ano Novo!


ENGLISH VERSION

What were your hopes going into the tournament?
I was just hoping to get through a few rounds and put in a good performance as it was so early on in the season.


You beat some top class players to win the Australian Open, which match did you feel was the toughest to win?
They was all tough but it has to be the final as Mark Williams was number 1 at the time and obviously my first final so my emotions was all over the place!

At 8-5 down in the final did you still believe you could come back and win it?
Deep down I thought I could but the way the match was going I thought my chance had gone and Mark was playing some great snooker. But things changed and I got into my stride (the way I was playing the rest of the week) and the rest is history! 


How did it feel to win your first ever ranking event?
It was amazing! Something I've been trying to do for 16 years and all the hard work finally paid off. I was a bit sad at the same time because I had no one of my family and friends to celebrate with in Australia. But I still pinch myself even now that I've won a major ranking event! 


This tournament victory puts you inside the top 16 and at you are ranked higher than the likes of Ronnie O’Sullivan. How does this make you feel and how high up the rankings do you think you can go?
It feels great to see myself that high in the rankings but now I want to get higher. My aim for the rest of this year is to get into the top 8 and then the possibilities are endless.

Do you think the new ranking system is better than the previous system?
I think its a bit fairer because its rewarding players that are playing well more or less straight away. We've had players like Dominic Dale and Ricky Walden winning tournaments but don't finish in the top 16 that year. But if you look at my win, I'm in the Masters this season and invited to other tournaments because of the new ranking system so I'm a big fan! 

How do you deal with these moments of pressure in which a mistake can dictate a defeat?
I'm not sure actually. I suppose when I'm playing I'm not thinking about missing but just trying to hold myself together and go through my own routines and potting balls but its easily said than done!

How would you describe a normal practice routine? Is there any exercise that you practice before an important match?
I do between 2-4 hours on my own but when I'm practicing with other players I'll play for about 6 hours. But I practice all parts of the game, long pots, break building, safety etc. Before a game I just loosen up by spreading the balls about and pot balls to get myself cueing good........hopefully! 


What was the best match you have been involved?
Good question! I suppose it has to be the final of Australia! It had everything. I went in front early on, then Mark drawing level at the mid session. Then me falling behind and then me winning the last 4 frames.


Snooker entered into a new era after the arrival of Barry Hearn. What did he bring to snooker and what can be done in the future?
He's delivered more tournaments and made us all busy which a few like and a few don't like but I'm a massive fan of Barry. I've been travelling all over europe just to play in tournaments but now we've got little ranking events. (PTC's) The main goal for the PTC's is to eventually get ranking events where we're having these PTC's.

Do you think snooker can reach a globalization as golf or tennis?
I don't think so but Barry Hearn is giving it a good try! Hopefully it will but it won't be for atleast 10 years or so.


What advice can you give to those who want to make progress in snooker?
Practice hard, dedicate yourself to snooker and believe you will make it one day. (That's what I've done!)


Define snooker in three words.

Enjoyable, intense and interesting.


Finally, leave a message for the Portuguese fans.

I hope that you like my answers to your questions and hopefully they'll be a ranking tournament in Portugal very soon. If there is please come up and say hello! 

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?