Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

UK Championship 2011: antevisão


O UK Championship é o segundo torneio mais importante da época e a edição de 2011 trará novas alterações a esta prova que ao longo dos anos foi proporcionando muitos dos melhores momentos da história deste desporto.

Um pouco de história...

O UK Championship estreou-se em 1977, na altura um torneio apenas para britânicos, onde o vencedor foi Patsy Fagan que derrotou Doug Mountjoy por 12-9, ganhando £2000.

Em 1984, os jogadores do resto do mundo já puderam participar, e este torneio começou a contar para o ranking mundial. Até 2005, apenas britânicos e irlandeses tinham ganho este torneio até que o jovem chinês, Ding Junhui, na altura com 18 anos, venceu a final frente a Steve Davis, tornando-se o primeiro jogador não britânico a vencer este torneio. Tem sido um torneio onde se tem assistido a grandes encontros, grandes emoções, incluindo verdadeiros clássicos do snooker, ao longo dos tempos.
O recorde de triunfos no UK Championship ainda pertence ao inglês Steve Davis que se impôs por seis vezes na década de 80, quatro delas de forma consecutiva entre 1984 e 1987. O escocês, Stephen Hendry, segue-se com 5 triunfos. Ronnie O'Sullivan também está na história da prova por ter sido o vencedor mais jovem de um torneio pontuável para o ranking, ao vencer em 1993, com 17 anos de idade. 

A edição 2010...


A final da edição do ano passado foi uma das mais dramáticas da história e sem dúvida um dos melhores encontros do ano. John Higgins jogava o seu primeiro torneio depois de ter sofrido uma suspensão de 6 meses por não informar uma alegada aproximação para manipular resultados. Os escocês esteve a perder por 5-9, mas produziu umas das mais fantásticas recuperações de sempre. O final deste encontro foi absolutamente dramático e mostrou mais uma vez o quão interessante o snooker consegue ser. Foi o último triunfo que o pai de Higgins conseguiu presenciar, vindo a falecer pouco tempo depois. Pode relembrar este momento lendo a nossa crónica ao clicar aqui.

2011: alterações no formato, no local e no patrocinador


A edição de 2011 traz alterações ao formato deste evento. O UK Championship tem tido como imagem de marca os encontros disputados à melhor de 17 partidas, desde a primeira ronda até às meias-finais. Para desagrado de muitos os encontros passarão a ser disputados à melhor de 11 partidas, o que sem dúvida retira um pouco do prestígio desta prova. Tal alteração foi provocada pelo interesse da BBC, a televisão oficial do torneio, querer um resultado em cada sessão. Nem tudo é negativo nesta mudança, dado que a partir de agora todos os encontros serão televisionados e todos terão a oportunidade de ver os seus jogadores favoritos em acção.


A prova regressa também a York, depois de se ter realizado nos últimos anos em Telford. Esta cidade é muito acarinhada pelos jogadores e possui também um grande número de fãs que certamente estarão agradados por ver novamente os grandes nomes do snooker a disputar este prestigiado torneio. O novo patrocinador será uma conceituada casa de apostas, a Williamshill.com. 

Analisando agora o quadro desta edição do UK Championship...

O campeão em título, John Higgins, terá pela frente o sempre difícil Rory McLeod, numa reedição do encontro da segunda ronda do Campeonato do Mundo, onde o escocês teve que batalhar pela vitória. Apesar de tudo, espera-se uma vitória do actual campeão do mundo. 

Se Higgins vencer este encontro inicial defrontará outro escocês, Stephen Maguire ou Stephen Hendry. Este será, possivelmente, um encontro decidido nas últimas partidas. Stephen Maguire não tem estado em boa forma, mas normalmente consegue passar sempre a primeira ronda. Hendry continua inconsistente e depois de ser relegado do top 16, qualificou-se para este UK Championship, perdeu para James Wattana na qualificação para o German Masters e acabou por conseguir uma prestação positiva no PTC 10. Se Hendry vier com uma mentalidade positiva pode seguir em frente na prova.

Outro encontro muito aguardado é o de Ronnie O'Sullivan contra Steve Davis. Ronnie entrou nesta época decidido a mudar a sua atitude perante o jogo e sem dúvida que já está a colher alguns frutos, vencendo a Premier League e duas provas do Players Tour Championship. Steve Davis voltou a dedicar mais tempo ao treino e os resultados têm melhorado. O'Sullivan parte como favorito, mas será que Davis consegue causar outra choque, tal como na segunda ronda do Campeonato do Mundo de 2010, frente a John Higgins?

Judd Trump não terá tarefa fácil frente a Dominic Dale. O Galês quando está nos seus dias é capaz de derrotar qualquer um, mas Trump está numa onda de confiança e será complicado derrubá-lo.

Ding Junhui tem um bom historial nesta prova, tendo já levantado o troféu por duas vezes. Terá pela frente Mark Davis, que está muito perto de alcançar o top 16. Ding não tem estado nada bem até agora na época 2011/2012, por isso tudo pode acontecer neste encontro.

Matthew Stevens defrontará Marcus Campbell, num encontro que poderá ser muito equilibrado, contudo o favoritismo tem que ir para Stevens.

Graeme Dott terá pela frente Matthew Stevens, o jovem que conseguiu um bom resultado no Australian Open. Dott é um lutador nato e certamente que vai dar tudo para ultrapassar este adversário.


Neil Robertson está a jogar novamente a um nível elevadíssimo e pela frente terá um jogador que é muito forte nas qualificações, mas que ainda não conseguiu mostrar tudo frente às câmaras, Tom Ford. Uma derrota do australiano será uma surpresa.

Mark Williams e Joe Jogia serão os protagonistas de mais um encontro desta primeira ronda. Williams, que chegou à final no ano passado, espera certamente carimbar a sua passagem para a segunda frente, vencendo um jogador experiente no circuito, mas que poucas vezes esteve presente em fases finais de provas de ranking.

Stephen Lee disputará um lugar nos oitavos-de-final com Ricky Walden. Este é outro encontro que poderá chegar à 11ª partida. Lee é sempre um jogador de grande classe e Walden está num bom momento de forma, tendo conseguido uma tacada máxima nesta semana. 

Martin Gould partirá como favorito frente a Peter Lines. Depois de vencer o Power Snooker, o inglês vem confiante para fazer um bom resultado em York.

Shaun Murphy defrontará Li Yan, um chinês bastante talentoso que fez um percurso extraordinários nas qualificações para a fase final deste torneio. Será um encontro interessante de acompanhar, onde é expectável uma vitória de Murphy, apesar de tudo.

Ali Carter jogará com Robert Milkins, um jogador já relativamente experiente nesta andanças. 

Mark Allen terá pela frente Adrian Gunnel, e espera-se tudo menos a vitória deste último, conhecido como um dos jogadores mais lentos do circuito.

Stuart Bingham, o vencedor do Australian Open, defrontará o jogador de Hong Kong, Marco Fu. Fu não tem estado no melhor momento de forma, mas quando está nos seus dias apresenta um jogo muito difícil de ultrapassar, no entanto Bingham tem estado bem nos últimos meses e espera novamente conseguir uma boa prestação numa prova de ranking.


No último encontro deste quadro estão presentes Mark Selby e Ryan Day. O nº 1 do mundo tem sido o rei da consistência e depois de vencer o Shanghai Masters é de esperar que continue na saga dos bons resultados. A verdade é que Selby nunca conseguiu triunfar num major e Day espera ajudar a provar mais uma vez isso mesmo neste torneio.

De 3 a 11 de Janeiro acompanhe este magnífico torneio, em directo no Eurosport e com todas as incidências aqui no snooker planet. 

0 comentários:

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?