Holt vence PTC 10

Michael Holt assegurou a sua segunda vitória em eventos do Players Tour Championship com um triunfo de 4-2 frente a Dominic Dale, na 10ª etapa desta competição.

À conversa com... Stuart Bingham

Brevemente...

Ronnie O'Sullivan volta a brilhar na Premier League

Ronnie O'Sullivan arrecadou o seu 10º título da Premier League ao derrotar facilmente, na final, o chinês Ding Junhui por 7-1.

Higginson derrota Higgins

Andrew Higginson derrotou o actual campeão do mundo, John Higgins, por 4-1, na final do Players Tour Championship 5, um evento que decorreu na World Snooker Academy, em Sheffield.

Snooker Coaching - A pega

O último aspecto do "ABC do snooker" é a pega. Este aspecto pode variar bastante, mesmo entre os bons jogadores. Há quem prefire uma pega descontraída, segurando o taco com a ponta dos dedos ou então agarrá-lo com mais força, que são dois métodos pouco aconselháveis, pois, por um lado, o primeiro não permite tanta estabilidade e, por outro, o segundo prejudica a flexibilidade da pega, que é fundamental. A pega mais correcta é feita fechando os dedos em torno do taco e poisando-o sobre a palma da mão. É como quando se pega num martelo, devemos agarrá-lo com a palma da mão e não com a ponta dos dedos, para poder acertar devidamente no prego. É importantíssimo que a pega seja flexível: quando o taco é puxado atrás, a pega abre e, quando se dá a tacada e o taco vem para a frente, a pega fecha. O ideal é segurar no taco a 2-5 cm da ponta, mas para uma pessoa de baixa estatura poderá ser mais cómodo segurar no taco a 7-10 cm da ponta. Casos extremos são por exemplo os de Jamie Cope ou Ryan Day, que seguram o taco mesmo na ponta. Graeme Dott, com apenas 1.65 de altura, tem um taco mais pequeno do que o normal, para o poder segurar numa posição ideal. Quem segura muito à frente, poderá ter problemas com a estabilidade, pois todo o peso do punho ficará muito para trás, dificultando a execução da tacada. Falámos até ao momento da pega usada para a maioria das jogadas, mas esta pode sofrer pequenas alterações consoante o tipo de jogada a executar: por exemplo, quando a branca está encostada à tabela devemos segurar no taco um pouco mais à frente e, para as bolas longas, é recomendável segurar no taco mais atrás. O pulso deverá ficar ao mesmo tempo flexível e firme.

Esta imagem representa uma pega correcta. Tente encontrar os aspectos que falámos na imagem e perceberá como devemos segurar no taco.

Síntese

1. Segure no taco próximo da ponta e não aperte.

2. A pega é feita pousando o taco na palma da mão e enroscando os dedos em volta deste.

3. Mantenha sempre o pulso flexível, mas firme.

4. Quando o taco é puxado atrás, a pega abre; quando é seguido para a frente, a pega fecha.

Um vídeo elucidativo (não se esqueça de que a pessoa que exemplifica é esquerdina).

1 comentários:

Anónimo disse...

Nice lesson!! ;)

    Melhores jogadores em 2011/2012?

    Assistiria a uma prova de snooker em Portugal?

    O Brasil será uma potência mundial no snooker?