Hoje jogaram as duas meias finais da primeira prova do ano a contar para o ranking mundial, que opuseram Liang Wenbo, o único chinês ainda em prova, ao até agora imparável, Shaun Murphy, e, também, dois grandes rivais desportivos, Ronnie O'Sullivan e John Higgins. Dois encontros, com bastante contraste, tanto em termos de qualidade como de equilíbrio.
À partida para a primeira meia final, Shaun Murphy era visto como o grande favorito, mas a grande esperança do público local, Liang Wenbo acabou por se mostrar à altura do desafio, conseguindo uma grande surpresa. O jovem chinês entrou com tudo e, com entradas de 59 e 102 pontos, fez o 2-0, sem dar hipóteses a Murphy. O inglês respondeu bem, vencendo uma partida equilibrada e, depois, com uma grande "clearance" de 78 pontos (depois de Liang ter começado com 60), levou o encontro empatado para o intervalo. Tudo continuou bastante equilibrado, tendo sido Liang a ganhar de novo vantagem, sendo que Murphy empatou de novo, logo a seguir, com um break de 66 pontos. O jogador chinês fez o 4-3 e estava prestes a ganhar uma vantagem de 2 jogos, mas, com uma tacada de 75 pontos, o inglês conseguiu, mais uma vez, o empate. Liang ficou a apenas um jogo da vitória, mas um vez com uma boa entrada, desta vez de 71 pontos. Murphy empatou de novo, em duas idas à mesa, só que, na "negra", após ambos os jogadores terem tido as suas oportunidades, Liang acabou mesmo por vencer, terminando com uma tacada de 84 pontos. Foi um encontro de grande qualidade, em que ambos os jogadores pontuaram muito bem. Esta é, até ao momento, a maior vitória da carreira do jovem chinês, em torneios de ranking, sendo que Murphy se mostrou extremamente desagradado com esta derrota.
No outro encontro do dia, Ronnie O'Sullivan que, mesmo estando longe do seu melhor, acabou por ter um triunfo descansado frente a John Higgins, que esteve totalmente irreconhecível. O inglês entrou muito bem, com uma entrada de 73 pontos. No jogo seguinte, Higgins teve tudo para empatar mas cometeu demasiados erros e o seu adversário ampliou a vantagem. Os erros de Higgins continuaram e, desta vez, O'Sullivan fez o 3-0, com um break de 53 pontos. Ronnie O'Sullivan tentou ainda uma tacada máxima mas acabou por falhar aos 81 pontos. Depois do intervalo, o escocês ainda reduziu, mas continuou bastante em baixo e O'Sullivan acabou mesmo por concluir um triunfo, por 6-1. É a primeira vez que o inglês derrota o actual campeão do mundo, em torneios do ranking, desde a final do Irish Masters de 2003. Mesmo sem encantar, o inglês atinge a final, onde parte como favorito em relação ao seu adversário, que, no entanto, tem todo o mérito em estar nesta final.
0 comentários:
Enviar um comentário