Realizou-se durante este fim-de-semana o segundo evento da World Series of Snooker de 2009. O primeiro evento deste segundo ano desta competição, realizado em Killarney, foi ganho por Shaun Murphy, que derrotou Jimmy White na final.
Desta vez, quatro dos melhores jogadores do mundo rumaram a Praga, a capital da República Checa, para mais uma etapa da World Series. John Higgins, Stephen Maguire, Graeme Dott e Jimmy White, tiveram pela frente, na primeira ronda, realizada no sábado, quatro jogadores checos (Lukáš Křenek, Sishuo Wang, Kryštof Michal e Osip Zusmanovic). O actual campeão do Mundo, Higgins, foi mesmo o único dos profissionais a perder uma partida, no entanto teve pela frente o melhor dos jogadores da casa. Depois destes resultados é caso para questionar o formato utilizado nas rondas iniciais destes eventos. Uma fase de grupos semelhante à que aconteceu na Grande Final no Algarve, talvez trouxesse mais oportunidades aos jogadores não-profissionais.
Nas meias-finais os resultados desequilibrados continuaram. Na meia final entre escoceses, Maguire e Dott, foi mesmo Maguire que começou melhor ao vencer a primeira partida, mas a partir daí foi Dott que alcançou o sucesso. Aproveitando os erros do adversário, o campeão do mundo em 2006, arrancou com uma vitória fácil, com destaque para breaks de 87 e 100 pontos. Relembro que quer os quartos-de-final, quer as meias-finais foram disputadas com apenas 10 vermelhas. Na outra meia-final, o melhor jogador foi sem dúvida Jimmy White, que fez uma exibição digna de um jogador de top mundial. Por outro lado, Higgins não estava claramene nos seus dias e o inglês teve também uma vitória fácil, realizando também uma tacada centenária.
Na final, já com 15 vermelhas em cima da mesa, Graeme Dott que tinha já vencido uma prova desta competição no ano passado, tinha pela frente o finalista vencido em Killarney, Jimmy White. White venceu as primeiras três partidas, em grande estilo, com um bom jogo ofensivo e defensivo. Dott ainda conseguiu reduzir antes do intervalo. No regresso, um break de 91 pontos colocou o inglês a apenas uma partida da vitória. Na sexta partida, Jimmy teve a oportunidade de ganhar o encontro, não aproveitou e Dott fez precisamente o contrário. Depois do 4-2, o escocês ganhou mais confiança e arrancou com um break de 86 pontos. Na partida seguinte, Dott ainda teve oportunidades, no entanto foi Jimmy White que venceu a partida e encontro.
Este foi o segundo triunfo da época para White, que tinha antes vencido um torneio de 6-reds na Tailândia. Se conseguir estas prestações no "main tour", o inglês tem possibilidades de conseguir resultados dignos de registo. A World Series continua a sua viagem à volta do mundo, para promover o snooker, e tem paragens proximamente na Polónia e na Arábia Saudita.
2 comentários:
Existe possibilidades,do Word séries vir para o Brasil ?
Cá está, Jimmy White a dar razão à minha teoria que deveria ser ele o galardoado com um Wild Card para o Masters.
Alvaro Soldado: nesta fase inicial a World Series tem apenas a Europa como objectivo, mas já se falou em expandirem para outros continentes, numa fase mais adiantada do projecto.
Sinceramente não contava muito com isso nos próximos 2-3 anos.
Enviar um comentário