O melhor torneio de 2009 foi, mais uma vez, o Campeonato do Mundo. É sem dúvida o torneio mais importante, com um maior prize-money e em 2009 proporcionou grandes momentos de snooker. É uma maratona de 17 dias que qualquer jogador quer vencer. Quando se pensava que o mais prestigioso torneio de snooker não iria ter um patrocinador oficial, a Betfred.com associou-se à World Snooker Association para organizar mais um fantástico evento no Crucible Theatre, em Sheffield. Foi também anunciado que o Campeonato do Mundo irá permanecer no "teatro dos sonhos" até 2014. Ao longo da época os jogadores preparam-se para que em Abril possam estar ao seu melhor e consequentemente alcançar um bom resultado no torneio que encerra a época desportiva. Mais uma vez tivemos excelentes encontros de grande qualidade, muito drama, algumas recuperações e fantásticos breaks. O recorde de tacadas superiores a 100 pontos foi largamente superado, sendo que em 2009 realizaram-se 83 tacadas centenárias, o que demonstra a enorme qualidade exibida pelos jogadores.

Em segundo lugar ficou o recente UK Championship. É um facto que os fãs de snooker continuam a preferir os torneios com um longo formato e o UK Championship veio comprovar isso mesmo. O muito público que frequentou a arena de Telford não se desiludiu com a excelente qualidade do torneio. Bons encontros, emoção, controvérsia e uma boa final, assistida por um bom público contribuiram para um excelente torneio de fim de ano.
O Masters conseguiu o terceiro lugar na categoria de "Melhor torneio". Apesar de não ser um torneio pontuável para o ranking mundial e de não ter tido patrocinador é um torneio com prestigio e realizado numa grande arena. Infelizmente o prestígio tem vindo a diminuir nos últimos anos e público nem sempre é o melhor, contudo a qualidade exibida na última edição conseguiu ultrapassar estas adversidades.
Em quarto lugar ficou o Open da China. Foi um torneio muito consistente e com encontros de qualidade, como foi o caso da final entre Peter Ebdon e John Higgins. O factor surpresa, ou seja, a vitória de Peter Ebdon, foi também benéfico para o evento. Uma boa organização e um público admirador do desporto proporcionaram sucesso nesta edição.
Há ainda que destacar o Grand Prix, que apesar de ter tido excelentes encontros, acabou por ser um pouco mais irregular e com pouca adesão do público. Para 2010 esperemos que os torneios continuem a proporcionar muitos e bons momentos de qualidade.
0 comentários:
Enviar um comentário