O jovem galês, Jak Jones, de 16 anos, sucedeu a Luca Brecel, como o novo campeão do EBSA U-19 Championship, qualificando-se, assim, para o Main Tour, o que faz juntar-se a um lote exclusivo de jogadores que se tornaram profissionais com tão tenra idade, que inclui nomes como Stephen Hendry, Mark Williams, John Higgins, Ronnie O'Sullivan, entre outros.
Esta prova juvenil da EBSA (European Billiards and Snooker Association) foi jogada entre os dias 27 de Março e 1 de Abril, em Malta. À partida, o jovem prodígio Luca Brecel, vencedor da edição do ano passado, era o grande favorito à vitória final, mas foi surpreendente eliminado nos oitavos-de-final, pelo irlandês Jason Devaney. Para além de Brecel (Bélgica, 15 anos), cotavam-se entre os principais favoritos o Anthony McGill (Escócia, 18 anos), Sam Craigie (Inglaterra, 16 anos), Nick Jennings (Inglaterra, 17 anos), Jak Jones (Gales, 16 anos), Tom Maxfield (Inglaterra, 16 anos) entre outros, de vários pontos da Europa. A vitória acabou mesmo por sorrir a Jones que, na final, derrotou o escocês Anthony McGill, por equilibrados 6-4. A tacada mais alta da prova (128 pontos) pertenceu a Tom Maxfield, que foi eliminado nos quartos-de-final, frente a McGill.
Jones está, actualmente, muito bem classificado no PIOS, apesar da sua tenra idade, e é apontado como uma das grandes promessas do snooker. O jovem galês, que joga desde os 11 anos, treina no clube de Mark Williams, sendo que o antigo campeão do mundo o tem incentivado bastante e ajudado a evoluir. Com um break máximo em competição de 131 pontos, Jones vai tentar aproveitar ao máximo esta oportunidade de jogar no Main Tour, junto dos melhores do mundo, que certamente será um óptima experiência. Boa sorte!Para consultar os resultados e mais estatísticas desta prova clique aqui.

























0 comentários:
Enviar um comentário